Notícias

Prefeitura reforça cuidados contra transmissão do coronavírus

Medidas básicas de higiene, como lavar as mãos e tapar a boca ao tossir, são ações que evitam a transmissão da doença. Prefeito ampliou ações do Comitê de Enfrentamento ao novo vírus.
27 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com a notificação de oito casos considerados suspeitos do novo agente do coronavírus no município, a Prefeitura de Uberlândia reforça com a comunidade os cuidados para prevenir a doença, além de ampliar as ações do comitê de enfrentamento do novo vírus. Durante a coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (27) na sala de reuniões do Centro Administrativo, o coordenador da rede de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Clauber Lourenço, salientou quais são os cuidados básicos de prevenção que a população deve adotar e sobre as ações da atual administração em relação aos casos suspeitos da doença.

“Não temos nenhum caso confirmado da doença na cidade, são apenas casos suspeitos que estão sendo acompanhados e não apresentam maior gravidade até o momento. O mais importante que precisamos ressaltar são os cuidados que todos devem tomar. São ações simples de higiene, como lavar frequentemente as mãos, proteger a boca com um pano ou o antebraço sempre que tossir ou espirrar e evitar grandes conglomerados. Vale lembrar que essas atitudes não são apenas para o coronavírus, mas para qualquer vírus respiratório”, explicou. 

O coordenador informou também que desde o início dos primeiros casos em outros países, a Prefeitura de Uberlândia já havia adotado de forma interna, juntamente ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e a Superintendência Regional de Saúde, o comitê de enfrentamento do novo vírus. Dessa forma, já estava definido o Plano de Contingência com o fluxo de atendimento, a assistência correta aos pacientes, monitoramento dos casos e a segurança dos profissionais da saúde durante o manejo clínico.

Ainda nesta quinta-feira, o prefeito Odelmo Leão ampliou as ações de comitê ao publicar o decreto que institui o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19. Dessa forma, todos os entes da sociedade, como representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Medicina e Sociedade Médica, participem do trabalho de prevenção e monitoramento.

Novo coronavírus

A doença chamada de Coronavírus (COVID-19) foi descoberta no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China e em outros países. O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias, como no caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), provocado pelo SARS-CoV.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos infectados com o novo coronavírus desenvolve sintomas semelhantes aos da gripe e cerca de 20% progride para doenças mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória. As investigações sobre o novo vírus ainda estão em andamento, mas a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro, tosse, gotículas de saliva, contato pessoal próximo ou por objetos ou superfícies contaminadas.

 Veja abaixo outras recomendações para evitar a doença:

 – Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;-  Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;- Manter os ambientes bem ventilados. 
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também