Notícias

Prefeitura reforça cuidados contra transmissão do coronavírus

Medidas básicas de higiene, como lavar as mãos e tapar a boca ao tossir, são ações que evitam a transmissão da doença.
27 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com a notificação de oito casos considerados suspeitos do novo agente do coronavírus no município, a Prefeitura de Uberlândia reforça com a comunidade os cuidados para prevenir a doença, além de ampliar as ações do comitê de enfrentamento do novo vírus. Durante a coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (27) na sala de reuniões do Centro Administrativo, o coordenador da rede de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Clauber Lourenço, salientou quais são os cuidados básicos de prevenção que a população deve adotar e sobre as ações da atual administração em relação aos casos suspeitos da doença.

“Não temos nenhum caso confirmado da doença na cidade, são apenas casos suspeitos que estão sendo acompanhados e não apresentam maior gravidade até o momento. O mais importante que precisamos ressaltar são os cuidados que todos devem tomar. São ações simples de higiene, como lavar frequentemente as mãos, proteger a boca com um pano ou o antebraço sempre que tossir ou espirrar e evitar grandes conglomerados. Vale lembrar que essas atitudes não são apenas para o coronavírus, mas para qualquer vírus respiratório”, explicou. 

O coordenador informou também que desde o início dos primeiros casos em outros países, a Prefeitura de Uberlândia já havia adotado de forma interna, juntamente ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e a Superintendência Regional de Saúde, o comitê de enfrentamento do novo vírus. Dessa forma, já estava definido o Plano de Contingência com o fluxo de atendimento, a assistência correta aos pacientes, monitoramento dos casos e a segurança dos profissionais da saúde durante o manejo clínico.

Ainda nesta quinta-feira, foi ampliado as ações de comitê ao publicar o decreto que institui o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19. Dessa forma, todos os entes da sociedade, como representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Medicina e Sociedade Médica, participem do trabalho de prevenção e monitoramento.

Novo coronavírus

A doença chamada de Coronavírus (COVID-19) foi descoberta no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China e em outros países. O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias, como no caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), provocado pelo SARS-CoV.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos infectados com o novo coronavírus desenvolve sintomas semelhantes aos da gripe e cerca de 20% progride para doenças mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória. As investigações sobre o novo vírus ainda estão em andamento, mas a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro, tosse, gotículas de saliva, contato pessoal próximo ou por objetos ou superfícies contaminadas.

 Veja abaixo outras recomendações para evitar a doença:

 – Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;-  Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;- Manter os ambientes bem ventilados. 
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também