Notícias

Prefeitura entrega primeiras obras do Uberlândia Integrada II

Na manhã deste sábado (29), foram inauguradas a duplicação da ponte Cícero Naves de Ávila e o prolongamento das ruas das Papoulas e dos Jasmins
29 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais tempo em casa com a família e menos tempo no trânsito. A partir de hoje (29), com a inauguração das duas primeiras obras do Programa Uberlândia Integrada II, essa é uma realidade para milhares de moradores dos setores sul e oeste da cidade. Em cerimônia realizada nesta manhã, foi entregue à população o prolongamento das ruas das Papoulas e dos Jasmins, bem como a duplicação da ponte Cícero Naves de Ávila, todas localizadas no bairro Cidade Jardim.

O investimento das duas intervenções foi de mais de R$ 4,2 milhões, viabilizado junto à Caixa Econômica Federal por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). As duas empresas executoras das obras foram contratadas por meio da modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), um tipo mais rápido de licitação pública. Todas as etapas foram supervisionadas pela Secretaria Municipal de Obras.

“Concluímos as obras com bastante celeridade, em cerca de oito meses. Temos outras obras em andamento sempre com a mesma preocupação: melhorar os acessos da população na cidade”, observou o secretário de Obras, Norberto Nunes.

O aposentado Baltazar Mendes  Oliveira foi conferir a inauguração das obras de perto. “Moro aqui no Cidade Jardim há 43 anos e trabalhei para a empreiteira que abriu as primeiras ruas do bairro. Ver a duplicação da ponte e ampliação das ruas é muito importante para nós, vai facilitar demais a nossa mobilidade e o acesso a outras regiões da cidade”, comemorou.

Conheça as obras

O prolongamento de 300 metros de extensão da rua das Papoulas e de 80 metros na rua dos Jasmins vai encurtar o trajeto de motoristas. Para fazer o pavimento, foram implantadas nova redes de drenagem pluvial, além da instalação de postes de iluminação, construção de uma calçada com piso tátil, sinalização vertical, horizontal e renovação de uma área verde, com o plantio 4 mil m² de grama e árvores. O trabalho foi executado pela Sigma Engenharia.

A necessidade de proporcionar mais segurança e fluidez foi o que motivou a duplicação ponte Cícero Naves de Ávila sobre o Rio Uberabinha, localizada na avenida dos Vinhedos. Inaugurada em maio de 2008, a estrutura foi planejada para facilitar a ligação entre as regiões sul e oeste da cidade e integrou a etapa I do Programa Uberlândia Integrada. Com tráfego diário de mais de 20 mil veículos, a nova obra no local foi realizada pela empresa Ctesa Construções LTDA e contou também com o prolongamento de 400 metros da avenida dos Vinhedos.

Para controlar o fluxo de veículos, foi colocado um semáforo no cruzamento da avenida dos Vinhedos com a rua da Carioca, além da instalação do guarda-corpo, iluminação pública, meio-fio e execução da sinalização. A nova ponte possui 70 metros de comprimento com duas faixas de rolamento para veículos e uma passarela para pedestres.

Uberlândia Integrada

Lançado inicialmente em 2011, o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como o prolongamento da avenida Anselmo Alves do Santos, o Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo.

A etapa II do programa, retomada em 2018, prevê um investimento de mais de R$ 140 milhões em mobilidade em todas as regiões. Estão sendo executadas várias intervenções viárias pela cidade, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 quilômetros de recapeamento de vias.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também