A primeira etapa do processo licitatório da venda de lotes do Polo Tecnológico Sul teve início na tarde desta terça-feira (3). Para a atual fase, foram disponibilizados 15 lotes, dos quais dois são exclusivos para micro e pequenas empresas (MPE) desse segmento. Na Sala de Licitações da Diretoria de Compras, ligada à Secretaria Municipal de Administração, representantes de seis empresas apresentaram suas propostas para áreas que vão de 600 m² a 4.850 m². Cinco das proponentes são de Uberlândia e uma de São Paulo (SP). Juntas, elas já somam mais de 700 empregos.
Todas as empresas foram habilitadas. Agora o processo segue pelos próximos dias para conferência da documentação exigida em edital e cumprimento de prazos para eventuais recursos até a homologação. O resultado será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Prefeitura. (Clique aqui e saiba mais sobre o edital)
Um espaço de oportunidades
Localizado no bairro Gávea, o Polo está em uma área de 152 mil metros quadrados (m²) no prolongamento da rua da Carioca. Conforme o primeiro edital de venda das áreas, cada candidato tinha direito a concorrer a todos os lotes, mas poderia adquirir apenas um. O critério para a compra do imóvel foi o de maior oferta e, para participar do processo licitatório, foi preciso apresentar um caução equivalente a 5% do valor mínimo definido em edital para a área de interesse.
CEO de uma empresa voltada para desenvolvimento de plataformas digitais voltadas ao ensino à distância, Márcio Pena saiu da capital paulista para participar da concorrência pública. “Eu sou mineiro e meu sonho é voltar para Minas. Estou há 20 anos em São Paulo, mas atendendo muitos clientes nessa região. A proposta do Polo é muito boa. É importante você ter por perto empresas com soluções que possam ser agregadas ao seu negócio”, explicou Márcio, que planeja a mudança de endereço de sua unidade para até o próximo ano.
Representante de uma das cinco empresas uberlandenses que apresentaram propostas, Pedro Saraiva é sócio de um empreendimento que desenvolve recursos digitais para operadoras de telemarketing. Ele também mostra-se ansioso em adquirir uma área no Polo Tecnológico Sul.
“Temos 42 funcionários atualmente e pretendemos ampliar para 60 até o final deste ano. A gente vislumbra o Polo como um local para crescer e ter mais parcerias na área de tecnologia”, destacou.
Incentivo e contrapartida
Os compradores do loteamento público empresarial receberão incentivos fiscais mediante encargos. Um dos benefícios concedidos pela Prefeitura de Uberlândia é o desconto de 40% sobre o valor utilizado como referência para o preço de negociação do imóvel. Por sua vez, o investimento feito pelo comprador na construção dentro de sua área terá que ser, ao menos, equivalente ao valor subsidiado.
As empresas vencedoras da licitação ainda terão isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e, pelo prazo de 120 meses a partir da construção, do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mediante contrapartidas. O pagamento pelo terreno poderá ser dividido em até 36 parcelas, mas quem pagar à vista obterá 10% de desconto, desde que o valor resultante não seja inferior ao mínimo usado de referência no processo.