Notícias

Eventos gratuitos abordam uso de práticas integrativas na saúde feminina

Oficinas no Centro de Referência das PICS celebram o Dia Internacional da Mulher
5 de março de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Em celebração ao mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde oferece, a partir desta sexta-feira (6), uma rodada de eventos gratuitos abordando a saúde da mulher sob a perspectiva das práticas integrativas.  Todas as oficinas ocorrem no Centro de Referência das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS), das 8h30 às 10h30, com entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3229-7772.

A abertura será com a oficina “Os benefícios das plantas medicinais para a saúde da mulher”, ministrada pela mestre em Genética e Bioquímica e especialista em Fitoterapia e Homeopatia, Vilma Lucia Moura.  As temáticas abrangem, também, direitos, saúde emocional e métodos chineses de tratamento.

Transtornos emocionais, ciclo menstrual e menopausa foram algumas das queixas registradas nas unidades de saúde da rede municipal e que serviram para

A escolha dos temas a serem abordados no evento foi feita com base em situações recorrentemente encontradas nas próprias unidades de saúde do município, tais como transtornos emocionais, ciclo menstrual e menopausa. “Consideramos as principais queixas que as mulheres apresentam nas diversas unidades da rede. Aproveitaremos esse momento de atenção à saúde da mulher para mostrar como a qualidade de vida e saúde podem melhorar se elas utilizarem práticas integrativas para complementar o tratamento feito por meio da medicina convencional”, explicou a coordenadora CRPICS, Wilma da Silva Nunes.

Programe-se!

6/3 – Os benefícios das plantas medicinas para a saúde da mulher
Vilma Lucia Moura-  Mestre em Genética e Bioquímica, especialista em Fitoterapia e Homeopatia. Atua como docente na Faculdade UNIPAC e Pitágoras de Uberlândia.

10/3 – Dialogando sobre os direitos das mulheres
Ana Lúcia Martins Kamimura – Doutora em Serviço Social pela UNESP/França, tendo atuado como professora formadora do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH)/CEMEPE; de 2017 a 2019. Atualmente é assistente social do CRPICS.

11/3 – Práticas corporais chinesas na promoção à saúde da mulher
Elizabeth Meire Mota (Bethli) – Mestre em Pedagogia e professora de tai chi Chuan, chi Kung e Meditação Tibetana. Bethli faz parte da Liga Mineira de Tai chi Chuan e ministra aulas no Espaço Corpo & Mente.

13/3 – Energias que curam
Eduardo Isaac – Terapeuta Integrativo e Instrutor de Meditação e Reiki pelo IPIS – Instituto de Práticas Integrativas em Saúde. É Coordenador do Núcleo de Reiki da Associação dos Terapeutas e Esteticistas de Minas Gerais.

18/03 – Resgate da ancestralidade na mulher contemporânea
Psicóloga Samira Sampaio – Trabalha no CAPS SMS e é instrutora de práticas integrativas no IPIS. É também focalizadora de Danças Circulares.

20/3 – A importância das emoções no adoecimento feminino
Rogério Guimarães – Médico homeopata pela AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira).

25/3 – Os benefícios da sabedoria tradicional chinesa para a saúde da mulher
Lucas Menezes Oliveira – Médico graduado na UFU, especialista em Acupuntura pela AMBA/RP. Trabalha com Emergências Médicas e Hipnoterapia.

27/3 – A visão antroposófica sobre a saúde da mulher
Dra. Tânia Helena Álvares – Médica especialista em Antroposifia do CRPICS.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também