Notícias

Visita a propriedades aprimora fruticultura irrigada em Uberlândia

Técnicas observadas no Norte de Minas serão replicadas aos 121 produtores uberlandenses agraciados com mudas frutíferas no ano passado
5 de março de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Divulgação

 Nesta semana, uma equipe técnica multidisciplinar da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimentos e Distritos está no Norte de Minas, visitando propriedades rurais e empresas incluídas no Projeto Jaíba. O objetivo é aprimorar o conhecimento sobre a fruticultura irrigada em pequenas propriedades e replicar as técnicas observadas aos 121 produtores do projeto Fruticultura Uberlândia. No ano passado, a gestão municipal doou a 121 produtores mais de 43 mil mudas frutíferas para a produção comercial.

Foto: Divulgação

O Projeto Jaíba existe desde a década de 1980 e é aplicado na região semiárida de Minas Gerais, com a irrigação de plantações por meio da canalização das águas do rio São Francisco. “Esta visita é mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais, na qual estamos realizando treinamento e capacitação do corpo técnico da Secretaria de Agropecuária para apoiar nossos Produtor Rurais”, ressaltou a secretária à frente da pasta, Walkiria Naves.

Foto: Divulgação

Na visita, a equipe está tendo contato com diversas tecnologias que vão desde a utilização de insumos e recursos hídricos, estratégias de manejo dos pomares e formas de comercialização com destaque para a exportação de frutas in natura para a União Europeia.

“Aqui no Projeto Jaíba estamos tendo acesso a informações e tecnologias de última geração em fruticultura nas culturas de banana, uva, manga, limão e ainda visitando agroindústria para aproveitamento de frutas. Posteriormente, em capacitações técnicas, todos os conceitos obtidos na visita será difundido entre os produtores do Projeto Fruticultura Uberlândia por meio de reuniões técnicas”, completou a secretária.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também