Um dos canais que o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) oferece para facilitar e agilizar o atendimento ao contribuinte é o Fone Fácil 115. A autarquia atende em média 25 mil ligações por mês, sendo a maioria para pedidos de religação do fornecimento de água, seguido por comunicação de vazamentos e informações em geral. Cerca de 90 serviços são disponibilizados para o serviço pelo telefone, reduzindo as filas e economizando o tempo dos moradores de Uberlândia.
O atendimento funciona durante toda a semana, inclusive aos domingos e feriados. Pelo serviço, é possível solicitar e obter informações sobre as redes de água, esgoto, pluvial e coleta de resíduos sólidos. Uma equipe de atendentes utiliza um sistema avançado conectado à rede do Dmae que permite localizar a instalação pelo endereço, mesmo que o contribuinte não tenha a fatura em mãos.
A autarquia também oferece a opção de segunda via da fatura de serviços,histórico de consumo e certidão de quitação de débito pelo Zap da Prefeitura (34)99774-0616. Nesse número, o morador pode informar vazamentos de água/esgoto.
Por meio das redes sociais, o Dmae também atende a população. Pelo Facebook, o morador pode obter informações e solicitar serviços. A autarquia faz uso do Twitter e do Instagram para divulgar novidades aos moradores.
Atendimento presencial
Alguns serviços como parcelamento, aprovação de projetos, instalação de hidrômetro e análise de dívida ativa devem ser feitos presencialmente, na Plataforma de Atendimento, que fica na avenida Rondon Pacheco, 6.400, bairro Tibery, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.