Termina nesta sexta-feira (13) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que neste ano teve como público-alvo crianças e adolescentes com idade entre 5 e 19 anos. Após mais de 30 dias de campanha, já foram aplicadas mais de 6 mil doses, sendo 750 no público-alvo.
Desde o dia 10 de fevereiro, as equipes que trabalham nas 74 salas de vacina do município fizeram a busca ativa para rastrear quem ainda não estava protegido. Para a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira, o resultado até o momento foi satisfatório, já que trata-se de uma campanha de sensibilização. Ou seja, só precisa se imunizar quem não está com o esquema da vacina tríplice viral em dia.
“Nessa faixa etária, é preciso ter duas doses para ficar protegido, mas, mesmo com toda divulgação e trabalho nas unidades de saúde, ainda encontramos pessoas que não estão com a vacinação em dia. Durante a campanha, fizemos a busca ativa, que é o rastreamento do cartão de vacina deste público, já que o vírus circula no país e não podemos ter pessoas desprotegidas”, comentou.
O sarampo é uma doença grave infectocontagiosa provocada por um vírus. A transmissão acontece por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O sarampo pode matar, por isso a importância da imunização, que é a única forma de prevenção. Além do sarampo, a vacina da tríplice viral protege também contra rubéola e caxumba.
A imunização nesta sexta-feira acontece nas 74 salas de vacinação, sendo que em seis delas é feita até as 21h.
Confira os horários de funcionamento das salas de vacinação:
Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) | Segunda a sexta-feira até as 16h30 |
Unidades Básicas de Saúde (UBS) – bairros Jaraguá, Custódio Pereira, Guarani, Patrimônio, N. Sra. das Graças, Dona Zulmira e Santa Rosa, Tocantins e Brasil | Segunda a sexta-feira até as 18h30 |
Unidade de Atendimento Integrado (UAI) – bairros Pampulha, Tibery, Planalto, Luizote, Roosevelt e Martins | Segunda a sexta-feiraAté as 21h |