A revitalização no Parque Linear Uberabinha, sob responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), segue em ritmo acelerado. Desde janeiro, já foram revitalizados mais de 1 mil m² da calçada por meio da demolição e execução de novos trechos. Os bancos de concreto estão todos limpos com o trabalho inteiramente concluído. Além disso, metade dos assentos de granitina também foram limpos para, posteriormente, serem impermeabilizados.
Os trabalhos estão sendo realizados no perímetro entre a avenida Rondon Pacheco e a ponte da avenida dos Mognos, que também está sendo erguida pela Prefeitura dentro do Programa Uberlândia Integrada II. Além da reforma dos bancos, outras melhorias seguem conforme o previsto na revitalização. Mais de 290 m³ de 438 m³ já foram recolhidos.
O projeto de revitalização é o resultado de uma parceria firmada entre o Dmae (por meio do Programa Buriti), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e o Ministério Público Estadual (MPE). Com investimento de R$ 600 mil, a obra está sendo executada pela empresa Luma Engenharia (vencedora da licitação), com previsão de conclusão até o final do primeiro semestre de 2020.
As melhorias vão beneficiar os moradores das imediações, facilitar a prática de atividades físicas e ajudar na preservação do rio Uberabinha. Inaugurado em 2010, o parque conta com uma área de 100 mil metros quadrados e extensão linear de 1.150 metros, na região dos bairros Jaraguá, Daniel Fonseca e adjacências.
Melhorias do Parque Linear Uberabinha
– Execução de nova calçada
– Instalação de bebedouros
– Instalação de 14 lixeiras basculantes
– Renovação dos equipamentos de ginásticas
– Construção de um canteiro central e rampas de acesso
– Limpeza, pintura e impermeabilização dos bancos de concreto
– Limpeza e conserto de bancos em granitina
– Reconstrução de sarjeta e meio fio em concreto
– Novo projeto elétrico, execução e recuperação da fiação elétrica
– Execução de uma escada em concreto armado
– Instalação de guarda corpo com tela e corrimão em ferro
– Conserto e manutenção da estrutura metálica (lixeiras, placas, bicicletários)