Responsável pela doação de quase dez mil mudas de árvores somente nos dois primeiros meses deste ano, o Horto Municipal vem passando por readequações desde 2019 para poder expandir a produção. Se no ano passado teve início o trabalho de manutenção das estufas, agora as equipes do horto trabalham na padronização dos canteiros, ampliando o espaço e facilitando o manejo das espécies.
Em 2019, 157,6 mil novas mudas foram cultivadas, número que deve aumentar cerca de 50% em 2020. “Nossa intenção é produzir 240 mil novas mudas. Para isso, estamos investindo em profissionais e nas melhorias da estrutura do horto. Esse espaço é fundamental para a manutenção e preservação do meio ambiente, uma vez que trabalhos com árvores frutíferas, ornamentais e nativas”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Junior.
Espécies
Atualmente, mais de 70 espécies são cultivadas no local. Entre as opções, encontram-se as plantas ornamentais como hemerocallis, camará e singônio, espécies utilizadas em espaços públicos, como praças, canteiros e escolas. Para a doação aos munícipes da zona urbana, algumas opções são: resedá, quaresmeiras, ipê mirim e calistemo.
Já os moradores da zona rural conseguem gratuitamente doações de mudas nativas e frutíferas como a goiabeira, amora, acerola, pitanga, abacate, tamarindo e as nativas, como o bálsamo, jacarandá, paineira, jatobá, angico e ipês.
“Existem ainda algumas opções nativas que podem ser plantadas em quintais de casas na zona urbana, mas a gente sempre orienta que o cidadão procure o horto, onde será dada toda a orientação”, disse João Junior.
Horto Municipal
O Horto Municipal está situado no complexo do Parque do Sabiá, na esquina da Rua Benjamin Magalhães com a Avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3213-6676.