Notícias

Projetos hidrossanitários serão aceitos somente via plataforma online

Objetivo é manter a agilidade, transparência e facilidade no acompanhamento dos projetos
16 de março de 2020

Implantado há cinco meses, a ferramenta Hidrossanitário Num Clique, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), passa a ser o único meio de avaliação técnica e aprovação dos projetos hidrossanitários a partir desta segunda-feira (16). Até a última semana, a autarquia recebia os projetos pelos dois modos, on-line e físico (documento em papel). Com a utilização da ferramenta eletrônica, o processo torna-se mais ágil e transparente, bem como mais fácil de acompanhar seu andamento.

Desde outubro de 2019, o recurso está disponível no site do Dmae e possibilita uma comunicação on-line por meio de um chat na plataforma. Em média, 165 projetos são protocolados por mês e a aprovação ocorre em até cinco dias. O sistema é simples e intuitivo. O responsável pela construção, que pode ser o engenheiro, projetista ou o próprio empreendedor (com cadastro na Prefeitura) acessa o site da autarquia, clica na aba de “Serviços”, depois na barra “Hidrossanitário num Clique”. O usuário então realiza o login, digita as informações e envia o documento escaneado.

De acordo com o Núcleo de Aprovação de Projetos do Dmae, o processo digital melhorou o atendimento e trouxe clareza aos processos. O responsável pela obra pode verificar o andamento do projeto por meio de consulta pela internet e pode usar o chat para tirar dúvidas. Com o ‘Hidrossanitário num clique’, houve um aumento em cerca de 20% na eficiência e rapidez de atendimento.

Loteamentos

Também a partir desta segunda-feira, os projetos de loteamento no Dmae relacionados à viabilidade técnica, implantação e análise de projetos também serão realizadas on-line pelo site do Dmae. Nesse período de transição, que vai até janeiro de 2021, a autarquia passa a exigir, para quem der entrada por via em papel, uma cópia digital em formato autocad (dwg).

A aprovação via internet do projeto integra o conjunto das ações da Prefeitura Digital. Entre essas iniciativas, estão o atendimento via WhatsApp e o novo sistema de faturamento instantâneo da conta de água e esgoto.

Compartilhe:

Destaques

Veja Também

Recursos Assistidos
Recursos Assistidos

Acessibilidade

Controle de fontes

Tamanho de fonte
Tipo de fonte
Espaço entre linhas
Tamanho de fonte

Auxílio de leitura

Leitor de sites
Lupa de conteúdos
Guia de leitura

Controle de cores

Inverter Cores

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "Rejeitar Cookies", os cookies que não forem estritamente necessários serão desativados. Para escolher quais quer autorizar, clique em "Gerenciar cookies". Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.

Configurações avançadas de cookies

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.

Cookies estritamente necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies de terceiros

O portal uberlandia.mg.gov.br não tem controle sobre quais cookies de terceiros serão ativados. Alguns cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar o portal:
Domínios: Google, Youtube, consulte mais em