A equipe do Núcleo de Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou o trabalho de conscientização porta a porta com os moradores do bairro Pacaembu, zona norte, sobre a implantação da coleta seletiva no bairro. Os moradores receberam folhetos informativos sobre o serviço e ímãs de geladeira com o dia em que o Ecocaminhão passa no bairro.
Os bairros Tubalina e Marta Helena já receberem as ações de conscientização e contam agora com a coleta seletiva. Os locais fazem parte do programa de ampliação do serviço em 16 novos bairros de Uberlândia, que neste ano alcança 45 no total. De acordo com o Núcleo de Resíduos Sólidos do Dmae, o último bairro a receber o serviço, o Marta Helena, contou com a presença da equipe de conscientização por quatro semanas atendendo mais de mil locais, entre residências e comércios.
Próximos passos
Após a finalização do trabalho de conscientização no Pacaembu, prevista para o dia 27, o Nossa Senhora das Graças receberá o serviço porta a porta. O início do recolhimento de materiais recicláveis se inicia ao término da conscientização em cada bairro.
Novos bairros
Os novos bairros que passarão a contar com a coleta seletiva neste ano são: Tubalina, Planalto, Chácaras Tubalina e Quartel, Altamira, Morada da Colina, Jardim Inconfidência, Pacaembu, Santa Rosa, Maravilha, Marta Helena, Lagoinha, Carajás, Pampulha e Nossa Senhora das Graças, Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico.
O Ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência, para que eles os materiais recicláveis na rua.