Seja por meio do Portal da Prefeitura de Uberlândia, seja com o auxílio de aplicativos desenvolvidos pela gestão municipal, a população pode ter acesso a diversos serviços públicos sem sair de casa. Desde 2017, a oferta de recursos digitais cresceu para que os moradores tenham facilidade e celeridade no atendimento e o número de opções disponíveis já passa de 70.
Ao acessar o site oficial do Município (www.uberlandia.mg.gov.br), aprimorado em 2019 para ser mais interativo e oferecer novas funcionalidades, o usuário encontra praticidade para requisitar demandas e acompanhar as atividades do poder público. Há várias maneiras de se encontrar informações de interesse, agendar atendimentos e conferir dados importantes, como escala médica nas unidades de saúde, trajeto das linhas do transporte público, emissão de guias, registro de reclamações e sugestões, acompanhamento das contas públicas, entre outros.
O “Alvará num Clique”, por exemplo, é um canal disponível no portal e que permite solicitar e emitir o documento referente à construção, reforma e ampliação de imóveis pela internet. Já o Portal da Negociação é um sistema elaborado para informatizar serviços que antes só podiam ser realizados pessoalmente no Centro Administrativo e por ele contribuintes e empresas podem consultar as dívidas existentes, simular parcelamentos, imprimir guias para pagamento e esclarecer dúvidas.
O Agendamento On-line é um aliado para se obter serviços da Plataforma de Atendimento, no Centro Administrativo Municipal, ajudando a evitar filas e, consequentemente, aglomerações.
Alguns órgãos que apresentam demandas muito específicas, como a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), possuem páginas próprias com canais exclusivos de contato com a população.
Pelo WhatsApp, é possível requisitar junto ao Dmae, por exemplo, segunda via de contas, certidão de quitação de débito e histórico de consumo, além de notificar vazamentos de água em espaços públicos. O usuário ainda consegue emitir pelo aplicativo de bate-papo a segunda via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Serviços na palma da mão
Cinco aplicativos (apps) para smartphones já estão em operação para facilitar o dia a dia do morador. Tem o “Saúde + Uberlândia”, que reúne notícias, agendamentos de consultas e exames, acompanhamento em tempo real do fluxo de atendimento das oito Unidades de Atendimento Integrado (UAI) da cidade, medicamentes disponibilizados pela rede, entre outros. Para apoiar as mulheres, o “Salve Maria” facilita a denúncia de violência contra a mulher diretamente à Polícia Militar e inclui o “botão do pânico” para casos de emergência. Juntos, os apps já contam com mais de 20 mil downloads.
O “UDI Sem Dengue” é mais um canal de comunicação entre a comunidade e o Programa Municipal de Controle da Dengue. De modo colaborativo, o cidadão pode enviar pelo aplicativo fotos e mensagens alertando as equipes do setor sobre possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Há ainda o “Mãe Uberlândia”, uma plataforma que beneficia diretamente as mulheres que fazem acompanhamento da gestação na rede municipal de saúde, e o “Ecobonuz”, que converte pontos acumulados com a experiência no transporte coletivo urbano em benefícios, como pagamento de contas, recargas de celular e passagens.