Notícias

Recursos digitais facilitam acesso a serviços da Prefeitura

Desde 2017, mais de 70 serviços podem ser acessados pelo portal ou aplicativos da Prefeitura
19 de março de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

Seja por meio do Portal da Prefeitura de Uberlândia, seja com o auxílio de aplicativos desenvolvidos pela gestão municipal, a população pode ter acesso a diversos serviços públicos sem sair de casa. Desde 2017, a oferta de recursos digitais cresceu para que os moradores tenham facilidade e celeridade no atendimento e o número de opções disponíveis já passa de 70.

Ao acessar o site oficial do Município (www.uberlandia.mg.gov.br), aprimorado em 2019 para ser mais interativo e oferecer novas funcionalidades, o usuário encontra praticidade para requisitar demandas e acompanhar as atividades do poder público. Há várias maneiras de se encontrar informações de interesse, agendar atendimentos e conferir dados importantes, como escala médica nas unidades de saúde, trajeto das linhas do transporte público, emissão de guias, registro de reclamações e sugestões, acompanhamento das contas públicas, entre outros.

O “Alvará num Clique”, por exemplo, é um canal disponível no portal e que permite solicitar e emitir o documento referente à construção, reforma e ampliação de imóveis pela internet. Já o Portal da Negociação é um sistema elaborado para informatizar serviços que antes só podiam ser realizados pessoalmente no Centro Administrativo e por ele contribuintes e empresas podem consultar as dívidas existentes, simular parcelamentos, imprimir guias para pagamento e esclarecer dúvidas.

Agendamento On-line é um aliado para se obter serviços da Plataforma de Atendimento, no Centro Administrativo Municipal, ajudando a evitar filas e, consequentemente, aglomerações.

Alguns órgãos que apresentam demandas muito específicas, como a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), possuem páginas próprias com canais exclusivos de contato com a população.

Pelo WhatsApp, é possível requisitar junto ao Dmae, por exemplo, segunda via de contas, certidão de quitação de débito e histórico de consumo, além de notificar vazamentos de água em espaços públicos. O usuário ainda consegue emitir pelo aplicativo de bate-papo a segunda via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Serviços na palma da mão

 Cinco aplicativos (apps) para smartphones já estão em operação para facilitar o dia a dia do morador. Tem o “Saúde + Uberlândia”, que reúne notícias, agendamentos de consultas e exames, acompanhamento em tempo real do fluxo de atendimento das oito Unidades de Atendimento Integrado (UAI) da cidade, medicamentes disponibilizados pela rede, entre outros. Para apoiar as mulheres, o “Salve Maria” facilita a denúncia de violência contra a mulher diretamente à Polícia Militar e inclui o “botão do pânico” para casos de emergência. Juntos, os apps já contam com mais de 20 mil downloads.

O “UDI Sem Dengue” é mais um canal de comunicação entre a comunidade e o Programa Municipal de Controle da Dengue. De modo colaborativo, o cidadão pode enviar pelo aplicativo fotos e mensagens alertando as equipes do setor sobre possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Há ainda o “Mãe Uberlândia”, uma plataforma que beneficia diretamente as mulheres que fazem acompanhamento da gestação na rede municipal de saúde, e o “Ecobonuz”, que converte pontos acumulados com a experiência no transporte coletivo urbano em benefícios, como pagamento de contas, recargas de celular e passagens.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também