A área de captação de água bruta do Sistema Capim Branco começou a receber a preparação para a massa asfáltica. O trabalho em uma extensão de 2.240,00 m² compreende as etapas de terraplanagem, aplicação de sub-base, base e, por último, a pavimentação. As obras da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizadas próximo à comunidade da Tenda do Moreno, seguem dentro do cronograma planejado.
Há cerca de 15 dias, um trecho de 20% da ETA já havia recebido uma etapa da pavimentação asfáltica. Atualmente as equipes trabalham na aplicação da base. O processo começa com a terraplanagem, seguida de preenchimento com pedras. Depois o material é compactado para receber a emulsão asfáltica, que faz a liga com a base.
Além da ETA, a estrutura compreende duas adutoras com extensão de 20 km, uma caixa de transição com capacidade de 500 mil litros e um canal de captação de água bruta. Após a conclusão da primeira etapa, o sistema Capim Branco, aliado aos sistemas Bom Jardim e Sucupira terão capacidade para fornecer água para 1,5 milhão de habitantes.

Capim Branco
O sistema começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012. O investimento da primeira etapa, cuja previsão de entrega é em 2020, será de aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.