Notícias

Dmae recomenda cuidados no descarte do lixo no período de isolamento

Medidas de segurança para os coletores foram tomadas para manter a normalidade do serviço
30 de março de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação Dmae

Neste período de isolamento social devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a coleta de lixo em Uberlândia continua sendo executada normalmente por ser considerada um serviço essencial. Os coletores passaram a utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) e a higienização dos locais de trabalho ocorre com mais frequência. No entanto, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), pede alguns cuidados para facilitar o trabalho dos coletores.  

É recomendado que os moradores reforcem os sacos de lixo e os coloquem na rua apenas no período do recolhimento (manhã, tarde ou noite, a depender de cada bairro). Também é importante ensacar duas vezes o material a ser descartado e usar os sacos com dois terços da sua capacidade para evitar vazamento no momento da coleta.

De acordo com o Núcleo de Resíduos Sólidos, foram adotadas medidas para garantir a saúde dos coletores. Os funcionários receberam equipamentos de proteção individual como máscaras, luvas e óculos e as ações de limpeza e higienização dos equipamentos, locais de trabalho e veículos de limpeza urbana foram intensificados.

Orgânicos e rejeitos

Comunicação Dmae

A coleta domiciliar tem recolhido uma média de 17 mil toneladas por mês. Desde a semana passada, foi registrado um aumento de 2% no volume de material recolhido. Segundo a equipe de Resíduos Sólidos, houve um pequeno aumento, pois os moradores têm ficado em casa e isso gera mais produção de papel e resíduos. Por outro lado, houve uma redução no setor central e nas áreas de comércio devido ao fechamento dos mesmos.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva também continua normalmente nos bairros que contam com o serviço. Vale lembrar que as máscaras e luvas usadas não devem ser colocadas junto aos materiais recicláveis da coleta seletiva. Elas devem ser descartadas no lixo comum. O acondicionamento dos recicláveis também deve ser feito de forma adequada.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também