Notícias

Escolas municipais entregam mais de seis mil apostilas do Programa Escola em Casa

Plataforma foi disponibilizada como complemento pedagógico durante a pandemia
16 de abril de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Programa Escola em Casa, lançado na semana passada pela Prefeitura de Uberlândia a fim de amenizar os efeitos da pandemia do Coronavírus (Covid-19) nos estudantes da rede municipal, segue apresentando resultados. Além de contabilizar mais de 750 mil acessos na primeira semana, as Escolas Municipais estiveram abertas entre 8h e 10h da última terça-feira (14) para realizar a entrega dos materiais didáticos para os pais e responsáveis que optaram por buscá-los nas unidades. Ao todo, foram distribuídas apostilas para 6.673 estudantes do 1º ao 9º ano, o que corresponde a 16% do total atendido pela rede.

A novidade, que conta com conteúdo didático e atividades on-line desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, abrange toda a rede: educação infantil (0 a 5 anos), fundamental (1º ao 9º ano) e especial. “Ficamos felizes, pois tivemos um bom retorno nessa primeira semana. Nossa equipe, diretores e professores, que se voluntariaram para preparar o conteúdo, foram fundamentais para isso”, declarou a secretária municipal de Educação Tania Toledo.

A responsável pela pasta lembra, ainda, que não se trata de reposição do ano letivo. “Buscamos essa estratégia para fornecer conteúdos complementares aos estudantes de forma remota, assim eles não perdem o contato com a rotina escolar. Nesse momento, a nossa prioridade é com a saúde e a segurança de todos”, destacou Toledo.

Vale destacar que os materiais do ensino infantil, que estão disponíveis no site desde segunda-feira (13), não precisam ser impressos, pois são adaptados ao meio digital. “Neste primeiro momento são atividades lúdicas com orientações para os pais e responsáveis desenvolverem com os filhos, então eles não precisam se deslocar até a escola para acessar o material”, destacou Carla Barbosa Alves, assessora pedagógica do Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz – Cemepe.

Como funciona          

A plataforma “Escola em Casa” pode ser acessada na página principal da Prefeitura e por meio das guias “Educação” e “Serviços”. No menu da plataforma, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, material didático disponibilizado, sala de leitura e jogos interativos. Os materiais podem ser impressos e estão divididos por ano escolar. A página é responsiva, adaptando-se aos mais diversos tipos de telas, incluindo smartphones e tablets.

Distribuição nas unidades

Disponível no Portal da Prefeitura de Uberlândia, o recurso foi desenvolvido como complemento pedagógico durante o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Para os pais e responsáveis de estudantes do 1º ao 9º ano que não têm condições de imprimir o material ou não possuem acesso à internet, as unidades estão fornecendo as apostilas.

A retirada do conteúdo deve ser feita nas escolas municipais às terças-feiras, das 8h às 10h. Na próxima semana, por conta do feriado do Dia da Inconfidência Mineira, excepcionalmente, a entrega será realizada na quarta-feira (22) e as unidades estarão abertas para atendimento à população entre 8h e 10h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também