Com atenções permanentemente voltadas à população que necessita do transporte público durante esse período de proliferação da Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), determinou desde o início da pandemia diversas ações de higienização a serem adotadas pelas três empresas responsáveis pelo serviço na cidade: São Miguel, Autotrans e Sorriso de Minas. As medidas são aplicadas diariamente para aumentar a limpeza da frota.
Após o processo de limpeza diária dos ônibus, é aplicada água sanitária com o pulverizador em bancos, balaústres, catraca e piso, usando como medida de diluição o recomendado pelo Ministério da Saúde (uma porção de produto para nove de água). Outra ação é a utilização uma vez por semana de um desinfetante hospitalar, aplicado com pulverizador em bancos, catraca, balaústres e piso. Por fim, além destas limpezas na garagem, há ainda uma equipe nos terminais realizando a desinfecção com água sanitária quando o veículo encerra a jornada.
“Esse é um momento em que precisamos tomar todos os cuidados para garantir a segurança de quem utiliza o transporte público. A orientação é também para que o usuário siga as medidas pessoais também, como a utilização da máscara. Estamos fiscalizando e acompanhando todo esse processo de higienização dos veículos”, destacou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.
O secretário também ressalta a importância da população atuar junto da Prefeitura, reportando qualquer situação imprevista. “De nossa parte, estamos monitorando diariamente essa época atípica, mas ninguém melhor do que o próprio usuário para nos dar um panorama. Então, nossos canais estão disponíveis para que todos nos deem um retorno do transporte público nesta época”, concluiu.
A população pode entrar em contato pelo Sistema de Informação Municipal (SIM) pelo telefone 3239-2800, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Ou abrir uma solicitação pelo Fale com o Governo no portal da Prefeitura.