O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está executando a substituição de 540 metros da rede de esgoto na avenida Serra da Bodoquena, no bairro São Jorge. A melhoria consiste na transferência da rede, localizada no canteiro central para a lateral da avenida. Com conclusão prevista para o próximo dia 15, a substituição vai resolver um antigo problema de obstrução e refluxo, uma vez que a rede no canteiro central está obstruída pelas raízes das árvores.
Para evitar o transtorno para aos moradores, o trabalho é realizado em um trecho e logo em seguida já se faz o reaterro e asfalto. Nos dias subsequentes, a equipe trabalha em outro trecho.
Obstrução
A rede de esgoto é projetada para receber apenas resíduos líquidos. Desde o início do ano, equipes do Dmae têm realizado desobstruções em diversos bairros de Uberlândia, ocasionadas por mau uso da rede. A principal orientação para o uso correto da rede é não jogar material sólido em vasos sanitários, pias, ralos e poços de visita. Nas manutenções preventivas, realizadas pelo Dmae, encontra-se com frequência panos, sacolas, preservativos, fraldas, pedaços de ferro, madeira, entre outros objetos.
Para se ter uma ideia, objetos como tampa de pasta de dente, cotonetes, cigarros, absorventes, preservativos, fio dental, cabelo e embalagens plásticas são capazes de entupir a rede de esgoto, no interior da residência ou mesmo na rua. O ideal é utilizar a lixeira do banheiro para descartar esses objetos.