Notícias

Prefeitura oferecerá videoaulas gratuitas na internet e em tv aberta

Expansão do programa Escola em Casa democratiza ainda mais o acesso à Educação
7 de maio de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Após um grande número de acessos por parte dos estudantes, a Prefeitura de Uberlândia expandirá o programa Escola em Casa. Ainda neste mês, a Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibilizará videoaulas gratuitas à comunidade, com acesso tanto pela internet quanto em tv aberta. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (7), em solenidade no Centro Administrativo. Na oportunidade, também foi lançado o aplicativo Educa Udi, ferramenta que facilitará o acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes.

Mediante contrato assinado com a TV Universitária (Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia), serão disponibilizadas em rede aberta 13 horas de programação semanal, com conteúdo interdisciplinar separado por ano de ensino. Todos os vídeos também estarão integralmente disponíveis no portal da Prefeitura de Uberlândia.

O investimento total é de R$ 73 mil, que prevê, durante quatro meses, a utilização do estúdio e equipamentos da tv para a gravação das aulas e sua respectiva veiculação, bem como a mão de obra especializada para cinegrafia, áudio, iluminação e edição. Já o conteúdo das aulas será produzido pela equipe pedagógica do Município, com apresentação conduzida pelos próprios professores. A gravação será feita a partir da próxima semana, com o início da divulgação prevista para até o fim deste mês.

Educação em todos os níveis

Os programas contemplarão a Educação Infantil, todos os anos do Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Educa Udi

A Prefeitura também lançou o novo aplicativo Educa Udi, que permitirá aos pais acompanhar integralmente a vida estudantil dos alunos matriculados na rede municipal. A ferramenta permitirá que, em condições normais de aula, seja possível conferir a frequência do aluno, o aproveitamento em cada disciplina, emitir o boletim em PDF e também obter relatório de escolaridade. Será possível ver, ainda, os comunicados e as orientações emitidos pelas escolas, que já começarão a ser disponibilizados durante a pandemia.

O app foi desenvolvido pela empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e já está disponível para download para os sistemas operacionais Android e iOS.

Horários de exibição em tv aberta (canal aberto 4.1 e 8 na Algar IPTV):

  • Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h (Educação Infantil e Ensino Fundamental)
  • Segunda e quarta-feira, das 19h30 às 20h30: Educação de Jovens e Adultos e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos
  • Sábado, às 14h30: Conteúdo especial para alunos do Atendimento Educacional Especializado
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também