Notícias

Terceira etapa da vacinação contra a Influenza começa nesta segunda (11)

Última etapa será dividida em duas fases, sendo a primeira voltada para crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas
8 de maio de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A primeira fase da próxima etapa da 22º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (11) nas 74 salas de vacina do município. A vacinação desta fase acontecerá preferencialmente até o dia 17 de maio e é destinada as crianças de seis meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e mulheres com até 45 do pós-parto (puérperas).

Conforme nas etapas anteriores, as doses continuam sendo enviadas em cotas pelo Ministério da Saúde. Até o momento, já foram vacinados 132 mil pessoas na cidade.Para o grupo prioritário desta etapa, a expectativa é vacinar 46.639 mil crianças, 7.264 gestantes e 1.194 mulheres com até 45 dias do pós-parto. Como o grupo de pessoas com deficiência física foi incluído neste ano, não há referência anteriores para estimar o quantitativo.

Para continuar garantido a segurança neste momento de pandemia, as equipes das salas de vacina continuarão seguindo todas as medidas de segurança, como vacinação em local amplo e arejado e orientação nas filas para o distanciamento. A imunização é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e em seis Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A divisão da terceira etapa em duas fases foi determinada pelo Ministério da Saúde em função de critérios técnicos e logísticos. Com isso, foi cancelado o “Dia D”, previsto para o dia 9 de maio, e criada a segunda fase na qual serão imunizados os professores da rede pública e privada e adultos de 55 a 59 anos. Esta fase acontecerá de 18 de maio a 5 de junho.

Vacinação dos Idosos

A Prefeitura de Uberlândia reforça que os idosos que agendaram a vacinação pelo 0800 do “Alô, Saúde” continuarão sendo atendidos em casa. Com a alteração da data de encerramento da campanha, o Programa de Imunização tem até o dia 5 de junho para realizar a vacinação de todos os idosos que fizeram o cadastro. Até o momento, já foram vacinados cerca de 80 mil idosos.

Influenza

A Prefeitura de Uberlândia reforça que vacinação não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova. A proteção é eficaz apenas para o vírus da gripe (Influenza), que tem também as suas gravidades. A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Se não for tratada a tempo, pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, que protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Assim como no caso da Covid-19, a transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar,tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

 Confira abaixo a documentação necessária para a categoria nova:

Crianças de seis meses e menores de seis anos de idade – cartão de vacina;
Gestantes – caderneta da gestante ou exame que comprove a gestação;
Puérperas (mulheres com até 45 do pós-parto)– certidão de nascimento da criança;
Pessoas com deficiência –  laudo médico que comprove a deficiência ou comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentaria da pessoa com deficiência;

Onde vacinar?

UnidadesHorário
UAIs Tibery, Roosevelt, Pampulha, Luizote e Planalto, Martins*exceto São Jorge e Morumbidas 8h às 20h
 Unidade Básica de Saúde (UBS)das 8h às 18h   
 Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF)Das 7h30 às 16h30h
“Alô, Saúde” – 0800-940-1480*para agendamento dos idososSegunda a sexta-feira das 8h às 20h  
Sábado das 8h às 13h
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load