Notícias

Prefeitura inicia terceira etapa de vacinação contra a influenza

Campanha segue até 05 de junho nas 74 salas de imunização do município
11 de maio de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A partir de hoje (11), uma nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi iniciada em Uberlândia. Desta vez, a imunização é voltada para as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e mulheres com até 45 dias do pós-parto (puérperas).

Esta, que é a primeira fase da terceira etapa da Campanha, segue até o dia 17 maio nas 74 salas de vacinação. A dona de casa Lubyana Cristine aproveitou o primeiro dia da Campanha para garantir a proteção da família. “Meu filho mais novo tem três anos e a minha filha mais velha tem asma. Todo ano eu tragoeles e os pais têm que ter a consciência e levar as crianças para que as vacinas estejam em dia”, contou.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar mais de 55 mil pessoas nesta etapa (46.639 crianças, 7.264 gestantes e 1.194 puérperas). Como o grupo de pessoas com deficiência física foi incluído neste ano, não há referência anteriores para estimar a quantidade.

A segunda fase da terceira etapa terá início no dia 18 de maio e será voltada para os professores da rede pública e privada e adultos de 55 a 59 anos. Essa divisão foi determinada pelo Ministério da Saúde em função de critérios técnicos e logísticos. A Campanha será encerrada no dia 05 de junho.

Para continuar garantido a segurança neste momento de pandemia, a vacinação continua sendo feita em locais amplos e arejados. Servidores da SMS orienta a população para manter o distanciamento nas filas. A imunização é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e nas seis Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A administração municipal reforça que vacinação não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova. A proteção é eficaz apenas para o vírus da gripe (Influenza), que tem também as suas gravidades. A vacinação disponível na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano, a Campanha foi iniciada no dia 23 de março e até o momento cerca de 132 mil pessoas foram imunizadas no município.

 Confira abaixo a documentação necessária:

Crianças de seis meses e menores de seis anos de idade – cartão de vacina;
Gestantes   – caderneta da gestante ou exame que comprove a gestação;
Puérperas (mulheres com até 45 do pós-parto) – certidão de nascimento da criança;
Pessoas com deficiência   –  laudo médico que comprove a deficiência ou comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentaria da pessoa com deficiência;

Onde vacinar?

Unidades Horário
UAIs Tibery, Roosevelt, Pampulha, Luizote e Planalto, Martins *exceto São Jorge e Morumbi das 8h às 20h
Unidade Básica de Saúde (UBS) das 8h às 18h
Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) das 7h30 às 16h30h
“Alô, Saúde” – 0800-940-1480 *para agendamento dos idosos Segunda a sexta-feira das 8h às 20h    
Sábado das 8h à s 13h
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também