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Prefeitura disponibiliza serviços remotamente durante pandemia

Medidas proporcionam acesso a serviços públicos durante esse período de epidemia do Coronavírus
14 de maio de 2020
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Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação

Para proporcionar segurança à população sem privar o seu acesso aos serviços públicos municipais, desde o fim de março diversas soluções digitais foram criadas e lançadas pela prefeitura de Uberlândia. Além de atendimento via telefone e e-mail, ferramentas como whatsapp, portais, videoaulas e até mesmo consultas virtuais foram pensadas a fim de evitar o atendimento presencial no Centro Administrativo, autarquias, institutos e fundações ligadas à Administração Municipal.

Saúde

Em março, a Imunização da Influenza ganhou um canal para agendamento através do “Alô Saúde” no 0800-940-1480. Por meio do telefone, idosos puderam, desde o início da 22ª Campanha Nacional de Imunização a Influenza, receber a aplicação da vacina em suas próprias residências. Os atendimentos estão sendo executados de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h à s 13h.

Uma das primeiras medidas tomadas teve em mente evitar aglomerações em unidades de saúde em caso de sintomas da Covid-19. Trata-se da consulta Virtual Covid-19, que está em funcionamento desde 27 de março através do Zap da Prefeitura (34) 9 9774 – 0616. Além da consulta, o usuário também acessa no Zap informações sobre a doença, bem como dados atualizados.

No começo de maio, também passou a compor as funções do Zap da Prefeitura um sistema de apoio psicológico a profissionais da saúde durante a pandemia. As consultas, tanto para suspeita de Covid-19, quanto psicológicas, são realizadas pelo aplicativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Educação

Com o fechamento das escolas durante o período de isolamento, a Secretaria Municipal de Educação lançou no dia 8 de abril o portal Escola em Casa, onde os estudantes da rede municipal têm acesso gratuito a materiais didáticos diversos durante o período de suspensão temporária das aulas – uma das medidas adotadas pela administração municipal dentro da política de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

No menu da plataforma, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, material didático disponibilizado, sala de leitura e jogos interativos. Os materiais podem ser impressos e estão divididos por ano escolar. Para quem não tem condições de imprimir o material ou não possui acesso à internet, as escolas fornecem as apostilas. Para a retirada do conteúdo, as escolas municipais estão abertas às terças-feiras, a partir do dia 14 de abril, das 8h às 12h.

Outra novidade lançada no começo de maio foi o aplicativo EducaUdi. Disponível para IOS e Android, a ferramenta permite que o responsável pelo estudante acompanhe integralmente a vida estudantil dos alunos matriculados na rede municipal.

Dentro do Programa Escola em Casa estão sendo filmadas nesta semana as videoaulas que serão transmitidas em Tv Aberta e na internet, possível por meio de contrato com a TV Universitária. A novidade tem previsão para começar a ser veiculada na tv aberta no final deste mês nos seguintes horários (canal aberto 4.1 e 8 na Algar IPTV):

  • Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h (Educação Infantil e Ensino Fundamental)
  • Segunda e quarta-feira, das 19h30 às 20h30: Educação de Jovens e Adultos e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos
  • Sábado, às 14h30: Conteúdo especial para alunos do Atendimento Educacional Especializado

Em todas as soluções, são contemplados todos os níveis da educação municipal: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

DMAE

Além do atendimento 24h através do telefone 115, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está proporcionando atividades do Programa Escola Água Cidadã (Peac). As videoaulas estão sendo ministradas através da plataforma Google Classroom.

Sem atendimento presencial, a autarquia possui alguns canais de atendimento:

Protocolo

Para reduzir a necessidade do atendimento presencial no Centro Administrativo, o núcleo de Protocolo da Secretaria Municipal de Administração possui agora três canais para atendimento: o Protocolo Online, o Whatsapp (34) 9 9680-4050 e pelo e-mail protocoloadm@uberlandia.mg.gov.br.

Com a ferramenta, o usuário pode solicitar requerimentos da Secretaria Municipal de Administração, enviar documentos, gerar a taxa do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e acompanhar o andamento dos processos.

Para acessar o serviço online é necessário que o usuário se cadastre ou informe o CPF e senha já cadastrados em algum serviço online da prefeitura. Se o solicitante ainda não tem registro no sistema da Prodaub, basta clicar aqui e se cadastrar. Para isso, deverá informar CPF, nome completo, telefone, e-mail, data de nascimento e criar uma senha.

Apoio às empresas

As empresas do município possuem, agora, mais uma ferramenta neste período de pandemia. Trata-se de uma página de apoio disponível no Portal da Prefeitura, com informações voltadas ao setor. A página “Apoio às empresas” pode ser acessada dentro do link do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus localizado no portal virtual da Prefeitura de Uberlândia.

Divididos por tópicos estão: lista de empresas que podem ter as atividades retomadas (desde que atendendo a determinações específicas para garantir a segurança de colaboradores e consumidores); informações sobre como participar de licitações públicas e solicitar o auxílio emergencial (disponibilizado pelo Governo Federal a microempreendedores individuais, autônomos, informais e desempregados); decretos e documentos publicados pelo Município em razão do combate à pandemia; e as medidas de apoio. Há ainda uma parte dedicada às medidas implementadas de apoio ao setor produtivo.

Na sessão “Notícias”, encontra-se um resumo sobre os encontros setoriais realizados até o momento. Bancos e cooperativas já apresentaram ações de apoio, como linhas de crédito, postergação de parcelas de empréstimos por 60 dias sem cobrança de taxas ou juros novos de pessoas físicas e jurídicas.

Os serviços disponibilizados pela secretaria municipal de Finanças também estão sendo feitos de forma remota. Veja os e-mails voltados a cada um:

Procon

Sem atendimento presencial, o Procon ganhou espaço no Zap da Prefeitura (34) 99774-0616. Agora o consumidor consegue solicitar pela ferramenta negociação de dividas, fazer denúncias, entre outras opções.

Esporte e lazer

Com o fechamentos dos parques da cidade, desde o fim de março a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) iniciou a realização de videoaulas de Mix Dance. De segunda a sexta-feira, às 18h na página do Facebook do Parque do Sabiá, o usuário tem acesso a aulas incríveis para prática esportiva dentro de casa. A Futel também disponibilizou no dia 8 de maio, às 16h, uma aula de ginástica artística através da página do Parque do Sabiá.

Na mesma toada, pensando no bem-estar dos idosos atendidos pelos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso – CEAIs de Uberlândia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação lançou em meados de abril o Ceai em Casa. Com videoaulas gratuitas pensadas para manter os idosos em movimento e aumentar sua saúde e qualidade de vida durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), a plataforma pode ser acessada por toda a comunidade gratuitamente (clique aqui).

Tendo em mente a importância do lazer e da cultura, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizou o “Cultura em Casa no início de abril. Na plataforma estão disponíveis sete abas de conteúdos divididos entre cartilhas, músicas, literatura, artes visuais, podcast, documentários e material audiovisual (clique aqui).

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