Notícias

Projetos devem cumprir requisitos hidrossanitários para liberação do Habite-se

Problemas mais comuns são casas sem caixa de gordura e ligação de esgoto na rede pluvial
14 de maio de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação Dmae

Na etapa final de uma obra, o proprietário deve ficar atento às recomendações e instruções fornecidas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) para a retirada da certidão de liberação do imóvel, ou seja, o Habite-se. Esta certidão inclui o plano hidrossanitário, que são os projetos da rede de água, esgoto e rede pluvial de um empreendimento imobiliário. Cerca de 50% dos imóveis tem a aprovação do documento negada na primeira vistoria.

Dados do setor de Habite-se do Dmae apontam que, somente neste ano, foram realizadas 840 vistorias. Dessas, 464 conseguiram aprovação por parte da autarquia, enquanto 376 foram reprovadas. Entre os fatores que impedem a liberação, estão a obra não finalizada, quando há pendencias a serem resolvidas, além do descumprimento com o horário marcado para a vistoria, quando o imóvel encontra-se fechado.

Projetos devem cumprir requisitos hidrossanitários para liberação do Habite-se 1
Comunicação Dmae

Além destes exemplos, situações técnicas também acabam impedindo a liberação do Habite-se. As mais frequentes são a ausência de caixa de gordura no fluxo dos efluentes gerados pela pia da cozinha; instalação direta do hidrômetro sem passagem pelo reservatório do imóvel e, por fim, ligação cruzada, que é o esgoto lançado à rede de água pluvial ou vice-versa.

O engenheiro responsável pela obra deve ficar atento a estes problemas antes da vistoria, que é a última etapa para liberação. Além do Dmae já exigir apresentação de projeto hidrossanitário para análise e aprovação anterior à execução da obra, a autarquia coloca-se à disposição para esclarecimentos quanto às instalações dos imóveis durante todo o processo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load