Cartão-postal e elo com a história de Uberlândia, o Museu Municipal, criado em 1986, receberá melhorias por meio de uma nova obra realizada pela Prefeitura. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20) durante transmissão de vídeo nas redes sociais oficiais do município. A obra de conservação oferecerá melhores condições estruturais e de apreciação do acervo de mais de 2.800 itens, além de manter a elegância do patrimônio histórico construído entre 1916 e 1917 na Praça Clarimundo Carneiro.
Orçado em R$ 305 mil, o trabalho será realizado com recurso do Fundo Municipal de Cultura pela empresa Elismário Pereira Moreira, vencedora de licitação, que teve início em outubro do ano passado. Além do Palácio dos Leões, as melhorias também contemplam o coreto, outro ponto de destaque na paisagem da praça.
O projeto será acompanhado pelas secretarias municipais de Obras e Cultura, considerando especificações do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia (Comphac).
Empreendimento
Os serviços executados incluem o restauro de todas as esquadrias externas; reparos elétricos, inclusive atualização tecnológica do elevador da edificação; reparos hidráulicos; pintura de toda edificação; reposição de pisos internos e externos; limpeza e desobstrução de calhas do telhado e descupinização do imóvel.
Acervo e história
Em maioria, as peças do Museu foram adquiridas pela Prefeitura em 1984 da coleção de Argemiro Costa, funcionário do Funrural. O acervo é complementado através de doações da comunidade. Muitos dos itens ficam na Reserva Técnica, que será sediada no antigo prédio da Biblioteca, na Rua 15 de novembro. No espaço são feitas pesquisas, análise, higienização, conservação e, quando necessário, reparo ou restauração.
Os itens do acervo são divididos em 11 categorias: Amostra e Fragmento, Armaria, Castigo, Comunicação, Interior, Lazer e Desporto, Objeto Cerimonial, Objeto Pecuniário (relativos ao dinheiro), Objeto Pessoal, Ofício e Trabalho, Transporte. Também são realizadas exposições de longa duração. O segundo piso abriga exposições temporárias e a exposição permanente da Câmara Municipal, referente ao período que a instituição funcionou no prédio.