Cuidar de quem já tanto contribuiu com a sociedade ao longo de décadas é um dos maiores compromissos da Prefeitura de Uberlândia. Ao longo de todo o ano, o município subvenciona quatro Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) para acolher pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade. Com a pandemia de Covid-19, os cuidados foram intensificados visando o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida do público atendido.
Todos os idosos foram testados para a presença do novo coronavírus. Além disso, estão sendo monitorados diariamente por uma equipe multidisciplinar composta por servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, bem como os profissionais das instituições. Duas vezes por dia, eles têm a temperatura aferida e monitoramento de outros sinais vitais.
Em caso de sintomas gripais, tais como febre e tosse, os cuidados são redobrados, colocando o idoso em acomodações especiais para melhor recuperação e para evitar um possível contágio. No local, todos os moradores possuem à disposição quartos apropriados, refeição montada por nutricionistas, acompanhamento de enfermeiros, roupas individualizadas e separadas por nome, armários para guardar pertences, estrutura completa de higienização (incluindo álcool em gel), máscaras, entre outros cuidados permanentes.
Nos últimos meses, todos os funcionários também têm tido cuidados especiais, trocando roupas e calçados ao chegar para o trabalho e portando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O cuidado tem sido intensificado em todas as esferas, inclusive a psicológica. Diante da restrição de visitas, estão sendo desenvolvidas ações para manter a saúde mental dos idosos por meio de videoconferência com música e até contação de histórias.
Instituições de acolhimento
As ILPIs são instituições que recebem idosos em situação de vulnerabilidade social que não possuem estrutura familiar ou outro recurso de subsistência. Atualmente, o município é parceiro do Lar Espírita de Amparo ao Idoso André Luiz; do Centro Evangélico de Atendimento ao Idoso; do Núcleo Social Jesus de Nazaré e da Instituição Social São Vicente e Santo Antônio.