Somando às práticas e medidas de combate ao covid-19, a Prefeitura de Uberlândia fará, ao longo dos próximos seis meses, a sanitização urbana com aplicação do produto Quaternário de Amônia 5ª Geração – aprovado pela Anvisa e utilizado em cidades chinesas, europeias e metrópoles brasileiras. A pulverização é realizada por equipes da empresa terceirizada uberlandense Aerotech Combate com uso de bombas costais automatizadas, tratores e drones. O contrato foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A ação atenderá terminais e estações do transporte público, rodoviária, praças e centros comerciais à noite ou em horários de menor fluxo de pessoas. Com utilização de drones, será possível analisar todas as vias municipais afim de determinar com efetividade as rotas e escalas do serviço.

A aplicação consiste em uma solução de 0,05% do produto sanitizador e água. A ação funciona como uma película que mata os micro-organismos e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado. Considerado relativamente não tóxico à saúde humana, o Quaternário de Amônia 5ª Geração não causa manchas ou corrói as superfícies. Em ambientes fechados, a recomendação é que o espaço fique isolado por cerca de 60 minutos.
Ação complementar
A aplicação do produtor sanitizador é mais uma das ações de higienização adotadas pela Prefeitura em reforço às ações de prevenção ao Coronavírus. Desde março, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) utiliza três caminhões pipas, com capacidade de 15 mil litros cada, contendo hipoclorito de sódio.
O líquido a base de cloro a 12% diluído na água é aplicado diariamente em mais de 20 pontos: terminais de ônibus, as Unidades de Atendimento Integral (UAIs), hospitais, praças da região central e a rodoviária.
Aerotech
Constituída há um ano, a empresa Aerotech adaptou o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias na atuação na imunização e controle de pragas e vetores urbanos para o combate ao Covid-19. Em Uberlândia, a ação será realizada por cinco equipes, totalizando 20 profissionais e operadores dos tratores, munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).