Além do distanciamento social, uma das formas mais eficientes de combater a disseminação do novo coronavírus é a testagem, principalmente de públicos estratégicos. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia novamente mobilizou, neste sábado (23), servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para fazerem testes em pessoas que tiveram contato direto com aqueles que foram diagnosticados com a covid-19.
Os exames são feitos no estacionamento do Centro Administrativo com a utilização do sistema de drive-thru para que não haja necessidade de as pessoas saírem dos carros. Desde o dia 9 de maio, quatro ações desse tipo foram realizadas e mais de mil pessoas foram testadas.
O resultado do teste é disponibilizado em 15 minutos e é capaz de detectar a presença do anticorpo no sexto dia de sintoma. O procedimento é feito da seguinte forma: o enfermeiro capacitado pelo laboratório coleta uma gota de sangue e coloca a amostra em uma cápsula. O aparelho que recebe a cápsula envia todos os dados para um laboratório em Curitiba (PR), onde o material é analisado por um médico. Em seguida, o profissional envia o laudo online para a equipe da SMS, que encaminha o resultado por e-mail ao indivíduo testado.

A iniciativa é fundamental porque há indivíduos que estão com o vírus e não apresentam sintomas, mas podem contribuir para a propagação da doença. Neste momento, os testes são feitos apenas naqueles que foram contactados pela SMS, por meio do Alô Saúde.
A Prefeitura também está realizando testes em outros 18 pontos da cidade, como nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta sexta (22), por exemplo, mais de 250 munícipes foram testados. Em todos os casos, a testagem não é livre a qualquer pessoa, obedecendo prioridades e critérios.