Notícias

Programa Escola em Casa recebe novas ferramentas e já teve vários acessos

Plataforma de complemento pedagógico conta videoaula e aplicativo Educa Udi
25 de maio de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A suspensão das aulas na rede municipal de ensino de Uberlândia para conter o avanço do novo coronavírus levou a Secretaria Municipal de Educação a utilizar novas formas de manter a aprendizagem dos alunos, mesmo em tempos de pandemia. Diante disso, a Prefeitura de Uberlândia lançou, no dia 6 de abril, o Escola em Casa, que registrou cerca de 250 mil acessos semanais até a última sexta-feira (22). O programa encontra-se disponível no portal da Prefeitura e agora conta agora com duas novas ferramentas, sendo elas as videoaulas e o aplicativo Educa Udi. (Acesse aqui)

O Escola em Casa contempla a Educação Infantil, todos os anos do ensino fundamental, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para quem não tem condições de imprimir o material ou não possui acesso à internet, as escolas fornecem as apostilas. Para a retirada do conteúdo, as unidades estão atendendo às terças-feiras, das 8h às 12h. Dependendo da demanda, as escolas ainda podem se adaptar às necessidades e definirem seus dias e horários de atendimentos.

A plataforma Escola em Casa pode ser acessada pela página principal da Prefeitura na internet (www.uberlandia.mg.gov.br), por meio das guias “Educação” e “Serviços”. No menu da plataforma, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, material didático disponibilizado, salas de leituras e jogos interativos. A página é responsiva, adaptando-se aos mais diversos tipos de telas, incluindo smartphones e tablets.

Vídeoaulas

As vídeoaulas proporcionarão semanalmente conteúdos pedagógicos aos estudantes, com acessos pela internet e TV aberta. A ação é possível mediante contrato assinado com a TV Universitária (Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia), onde serão disponibilizadas, em sinal aberto, 13 horas de programação semanal, com conteúdo interdisciplinar separado por ano de ensino. Todos os vídeos também estarão integralmente disponíveis no portal da Prefeitura.

Confira os horários de exibição em TV aberta (canal aberto 4.1 e 8 na Algar IPTV):

  • Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h (Educação Infantil e Ensino Fundamental).
  • Segunda e quarta-feira, das 19h30 às 20h30: Educação de Jovens e Adultos e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos.
  • Sábado, às 14h30: Conteúdo especial para alunos do Atendimento Educacional Especializado.

Educa Udi

O novo aplicativo Educa Udi permite aos pais acompanhar integralmente a vida estudantil dos alunos matriculados na rede municipal. A ferramenta permite que, em condições normais de aula, seja possível conferir a frequência do aluno, o aproveitamento em cada disciplina, emitir o boletim em PDF e também obter relatórios de escolaridade. É possível ver, ainda, os comunicados e as orientações emitidos pelas escolas, que começarão a ser disponibilizados ainda durante a pandemia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também