Notícias

Prefeitura realiza mais 400 testes rápidos para detecção da covid-19

Nova etapa de testagem aconteceu neste sábado (30) em sistema de drive-thru
30 de maio de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Wanderlei Fortunato - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Empenhada na busca ativa de pessoas que tiveram contato direto com aquelas que testaram positivo para a covid-19, a Prefeitura de Uberlândia realizou neste sábado (30) mais uma série de testes rápidos no sistema de drive-thru, ou seja, sem que os testados precisassem sair do carro. A ação aconteceu novamente de estacionamento do Centro Administrativo, onde mais de 400 testes, previamente agendados, foram realizados. Com isso, mais de 1,6 mil testes já foram realizados nesse sistema.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que o trabalho é uma maneira de prevenção de contaminação e transmissibilidade, já que descobrindo contatos que, mesmo sem sintomas, podem dar positivo, facilita saber onde a doença está e como ela está se comportando, possibilitando as devidas ações.

Foto: Wanderlei Fortunato – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O teste funciona da seguinte forma: o enfermeiro capacitado pelo laboratório coleta uma gota de sangue em uma cápsula. O aparelho que recebe a cápsula envia todos os dados online a um laboratório em Curitiba (PR) para análise de um médico responsável. Em seguida, o profissional envia o laudo online para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que o encaminha por e-mail ao indivíduo testado. O procedimento de análise dura em torno de 15 minutos.

Um dos objetivos da SMS é, conforme a disponibilidade de testes rápidos, aprimorar a logística da utilização do recurso para organizar um dia de coleta de amostras de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus, bem como profissionais de saúde e de segurança.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também