Com as atividades dos Centros Educacionais de Assistência Integrada do Idoso (Ceais) paralisadas devido à pandemia do Coronavírus (COVId-19), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth)desenvolveu uma forma de manter o público do espaço em movimento. Desde o início de abril, estão sendo publicados vídeos no YouTube contendo aulas produzidas pelos instrutores dos espaços. Até o momento, já foram disponibilizados 585 vídeos, que já alcançaram milhares de visualizações.
O objetivo é, mesmo à distância, continuar zelando pela saúde e bem-estar da população da terceira idade. Como conteúdo, os idosos têm acesso a vídeos que abordam atividades físicas, informática, trabalhos manuais como crochê, artesanato, entre outros, além de vídeos com orientações fisioterapêuticas, cuidados domésticos e cuidados com o coronavírus. Os primeiros vídeos foram educativos, mostrando as maneiras de acesso ao YouTube. Como forma de compartilhamento, a Prefeitura também registrou as pessoas atendidas em grupos do Whatsapp, onde os links dos vídeos serão publicados.
“O projeto surpreendeu pela grande adesão dos idosos. Ficamos muito felizes com o resultado dessa ação, que tem feito a diferença na rotina de tantas pessoas nesse período atípico de pandemia. Estamos mostrando que, independentemente das circunstâncias, sempre estaremos ao lado dos idosos, promovendo cuidado e bem-estar a eles”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques.
O conteúdo é gratuito e possui acesso livre. Para encontrar os vídeos, basta procurar por “Ceai em Casa” no Youtube ou acessar diretamente os links:
Ceai Luizote: https://www.youtube.com/channel/UCCabZx8t_lTATptle38pHhg
Ceai Rondon: https://www.youtube.com/channel/UCrGMyo8Fd2fJFS8L6Q4rPxQ
Ceai Guarani: https://www.youtube.com/channel/UCs10UGQSvuaK1CZDIIc7vWw
Ceai Laranjeiras: https://www.youtube.com/channel/UCkxZvZImtmCPwaSv7OdUyxQ