Com mais de 95% da parte civil da obra do Sistema Capim Branco concluída, o trabalho passa a se concentrar nos detalhes da instalação dos equipamentos e dispositivos. Os esforços estão dirigidos para a montagem e instalação elétrica dos equipamentos eletromecânicos da Estação de Tratamento de Água. Nesta semana também foi ampliada a pavimentação asfática da estação, perfazendo mais de 60% do total de 16 mil m² da área asfaltada. Os profissionais técnicos também estão trabalhando na interligação da adutora sob a rodovia (Tunnel Liner) e no sistema de automação.
Mais de 90% dos equipamentos já foram montados, entre eles a instalação das colmeias nos decantadores e outros dispositivos para o funcionamento do floculador, filtros e a tubulação do sistema de retrolavagem dos dispositivos. Também já foram realizadas as interligações do conjunto de motobombas com as adutoras de água bruta e água tratada. O reservatório, com capacidade de 10 milhões de litros, já inicia a fase de teste de estanqueidade.
Tunnel liner

Outra frente trabalha na interligação da adutora de água tratada abaixo do anel viário. Esta interligação está sendo realizada por meio da construção de uma travessia subterrânea sob o Anel Viário Leste. Iniciado em outubro do ano passado, o tunnel liner está a seis metros abaixo do nível da pista (Anel Viário Leste). Dos 87 metros de extensão, 20 metros já foram concluídos. O dispositivo está sendo instalado por meio de método não destrutivo, sem interromper o tráfego nem interferir na pavimentação da rodovia.
Operação
A conclusão da obra está prevista para 30 de setembro e a fase de pré-operação inicia-se em outubro com duração de seis meses. Esse novo prazo foi estabelecido após a pandemia da Covid-19, que exigiu alguns ajustes no cronograma das obras para atender os requisitos de segurança das equipes que trabalham no sistema.
Após a conclusão da primeira etapa, o sistema Capim Branco, aliados aos Bom Jardim e Sucupira terão capacidade para fornecer água para 1,5 milhão de habitantes. O investimento da primeira etapa será de aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.