Notícias

Construção de elevado sobre o Rio Uberabinha avança

Dois novos pilares foram instalados nesta sexta-feira (10); estrutura beneficia diretamente mais de dez bairros
12 de junho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

Com o compromisso de melhorar o fluxo de pessoas e veículos pela cidade, a Prefeitura de Uberlândia avança diariamente com as obras do programa Uberlândia Integrada II. A construção do elevado sobre o Rio Uberabinha (ponte do Praia), que interliga a rua Coronel Tobias Junqueira à avenida Rondon Pacheco, é uma das importantes intervenções em andamento. Nesta sexta-feira (11), a estrutura que facilitará o acesso entre as regiões Central, Oeste e Sul teve instalados dois novos pilares de sustentação.

Orçada em cerca de R$ 6 milhões, a obra terá 253 metros de extensão, considerando os 202 metros de ponte mais os acessos, e compreende oito pilares, quatro vãos de 25 metros cada, quatro vãos de 15 metros cada, um vão central em concreto protendido de 42 metros e dois encontros que totalizam 51 metros.

Com as estruturas instaladas nesta sexta, o elevado já conta com três pilares e um encontro montados, além da realização de quatro fundações. Dessa forma, 18% do serviço já foi concluído. A expectativa é que a construção seja finalizada até o início de 2021.

Os trabalhos são fiscalizados pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras, e executados pela BT Construtora, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é um sistema licitatório mais ágil. O contrato foi assinado no final de fevereiro deste ano.

Além de oferecer mais agilidade e diminuir o tempo de viagem para os motoristas que passam pelo local, a expectativa é que a intervenção proporcione as mesmas melhorias para as cinco linhas de ônibus que passam no trecho. Serão mais de dez bairros beneficiados em uma região que recebe diariamente cerca de 100 mil veículos e por onde se deslocam uma média de 14 mil passageiros com o auxílio do transporte público.

Uberlândia Integrada II

O programa Uberlândia Integrada II foi retomado pela Prefeitura de Uberlândia em 2018. São mais de R$ 140 milhões em investimentos em mobilidade em todas as regiões do Município, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) firmado junto à Caixa Econômica Federal. O programa contempla dezenas de intervenções viárias pela cidade, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 km (mais de 168 ruas e avenidas) de recapeamento de vias de todas as regiões.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também