Notícias

Procon recebe mais de 400 denúncias nas primeiras 24h de fiscalização do comércio

Com o decreto de feriado prolongado, apenas serviços considerados essenciais podem permanecer abertos até domingo (14); medida visa auxiliar no enfrentamento ao Covid-19
12 de junho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O trabalho de fiscalização para cumprimento das determinações do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 junto ao comércio de Uberlândia foi intensificada durante o feriado prolongado. Nas primeiras 24h da operação, mais de 400 denúncias de irregularidades foram recebidas pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) por meio do Zap da Prefeitura (99774-0616, opção 3 do menu). Conforme a mais recente deliberação do comitê, apenas serviços classificados como essenciais podem abrir ao público em feriados e fim de semana.

Junto ao Procon, fiscais do setor de Posturas (ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos) e agentes da Vigilância Sanitária (ligada à Secretaria Municipal de Saúde) atuam para orientar e adotar as medidas cabíveis nas situações irregulares. A Polícia Militar também é parceira da Prefeitura de Uberlândia nessas ações.

Fotos: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

Entre as noites de quarta-feira (10) e quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi, a fiscalização acompanhou um total de 418 denúncias, das quais 54 resultaram na aplicação de multa. Houve ainda 70 ações de orientação e fechamento de estabelecimentos, duas apreensões e 20 interdições de comércios.

De acordo com a deliberação publicada no Diário Oficial de terça-feira (2), as atividades comerciais foram divididas em grupos. O comércio considerado como essencial pode exercer sua atividade sem restrições de dias e horários de atendimento. No segundo, estão os que podem operar aberto ao público de segunda a sexta, das 10h às 18h, não podendo atender em feriados e finais de semana. O terceiro grupo é composto por estabelecimentos que ainda possuem completa restrição de funcionamento.

Apoie a fiscalização!

O apoio da população é imprescindível para que a força-tarefa garanta o cumprimento das determinações do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19. O objetivo é garantir a segurança e a saúde da população durante o enfrentamento do novo coronavírus.

O Zap da Prefeitura de Uberlândia é mais um aliado nessa fiscalização de estabelecimentos abertos irregularmente, aglomerações e preços abusivos. Por meio do (34) 99774-0616, o cidadão pode apresentar sua denúncia junto ao Procon, acessando a opção três do menu de serviços disponíveis.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também