Notícias

Procon realiza audiência com recomendações a supermercados e atacarejos

Videoconferência ocorre nesta sexta-feira (19) motivada pelo aumento de irregularidades durante pandemia
19 de junho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em reforço às fiscalizações realizadas nos estabelecimentos comerciais devido à pandemia de Covid-19, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) notificou a Associação Mineira de Supermercados (AMIS) para uma audiência via videoconferência nesta sexta-feira (19), às 16h. A convocação foi motivada pelo aumento de denúncias nos últimos dias, especificamente quanto à atuação de supermercados e atacarejos em desconformidade com as regulamentações em vigor.

A pauta é o esclarecimento de dúvidas e o alinhamento junto aos proprietários dos estabelecimentos quanto às medidas de segurança a serem adotadas. A divulgação já é feita em face das deliberações do Comitê Municipal de enfrentamento ao COVID-19 e dos decretos municipais, nas redes oficiais do município e por toda a imprensa. 

 Os participantes devem encaminhar e-mail para glauciacoelho@uberlandia.mg.gov.br até as 12h de sexta-feira (19), contendo a identificação do participante, a empresa representada e o número de Whatsapp, por meio do qual será informado o ID para a respectiva participação na audiência.  

Fiscalização

De acordo com a deliberação publicada no Diário Oficial de terça-feira (2), as atividades comerciais foram divididas em grupos. O comércio considerado como essencial pode exercer sua atividade sem restrições de dias e horários de atendimento. No segundo, estão os que podem operar aberto ao público de segunda a sexta, das 10h às 18h, não podendo atender em feriados e finais de semana. O terceiro grupo é composto por estabelecimentos que ainda possuem completa restrição de funcionamento.  

Junto ao Procon, fiscais do setor de Posturas (ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos) e agentes da Vigilância Sanitária (ligada à Secretaria Municipal de Saúde) atuam para orientar e adotar as medidas cabíveis nas situações irregulares. A Polícia Militar também é parceira da Prefeitura de Uberlândia nessas ações.  

Denuncie!

As irregularidades devem ser denunciadas à Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), via 151, ou por meio do Zap da Prefeitura (99774-0616, opção 3 do menu).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também