Notícias

Semana de Prevenção às Drogas acontece até sexta-feira (26)

Neste ano, as atividades serão online, em respeito às determinações de isolamento social
23 de junho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) promovem, até sexta-feira (26), a Semana Municipal de Prevenção às Drogas 2020. O evento é anual e acontece sempre na semana quando é celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho). Nesta edição, as atividades serão pela internet, em respeito às normas de isolamento social para o enfrentamento à Covid-19.

A Semana foi criada em 2012 e, ao longo de cinco dias, ocorre um conjunto de ações para mobilizar e conscientizar a população sobre atitudes individuais e coletivas de prevenção ao uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. As atividades são dirigidas principalmente aos públicos infantil e adolescente, aos residentes em comunidades terapêuticas e aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Existe ainda um complemento com intervenções educativas em ambientes de livre circulação, como as praças públicas, e em entidades públicas, privadas e da sociedade civil organizada.

Em 2020, o formato da Semana foi alterado devido à pandemia da Covid-19, mas foi mantido o compromisso de contribuir com a consciencialização das pessoas quanto aos prejuízos decorrentes do uso abusivo e da dependência de substâncias psicoativas. Outro detalhe importante é que a Semana ressalta a importância de projetos de vida saudáveis, livres das drogas.

Imagem: Divulgação

O conteúdo completo sobre a Semana está disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia, no endereço eletrônico https://www.uberlandia.mg.gov.br/semanadaprevencao/. Ao acessar, o internauta tem acesso à programação e como fazer para assistir lives de palestras e videoconferências, ouvir podcstas de temas pertinentes à prevenção às drogas e ainda pode ver uma ampla galeria de fotos das edições anteriores. Também podem visualizar e ainda fazer downloads de materiais gráficos sobre alcoolismo, tabagismo, drogas e Rede Empresarial de Prevenção ao Uso de Droga (Repud). Algumas atividades serão direcionadas a públicos específicos de comunidades terapêuticas e do Centro Socioeducativo de Uberlândia (Cseub).

Como a Semana teve início na segunda-feira (22), alguns locais já assistiram videoconferências, sendo eles as Comunidades Terapêuticas Vida Nova – Cantinho do Céu, SER Livre Feminina e Grupo Salva Vidas, além do Centro Socioeducativo de Uberlândia (Cseub). Também foi realizada uma live de zumba para a Comunidade Terapêutica SER Livre Feminina.

Próximas atividades da Semana Municipal de Prevenção às Drogas 2020

Videoconferências – Públicos específicos

  • Terça-feira (23) – 15h – Comunidade Terapêutica Ceami – Reabilitação para a vida
  • Quarta-feira (24) – 9h – Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Peniel
  • Quarta-feira (24) – 15h – Comunidade Terapêutica Nova Criatura
  • Quinta-feira (25) – 9h – Comunidade Terapêutica Stella Maris – Fundação Frei Antonino
  • Quinta-feira (25) – 15h – Comunidade Terapêutica Grupo Sarai
  • Sexta-feira (26) – 15h – Comunidade Terapêutica SER Livre Masculina
  • Sexta-feira (26) – 15h – Centro Socioeducativo de Uberlândia (Cseub)
  • Palestra “Prevenção às drogas em isolamento social” – Acesso irrestrito  
  • Sexta-feira (26) – 10h – Live da palestra “Prevenção às drogas em isolamento social”, com o médico psiquiatra do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), Alexandre Henrique Correia Rosa. Acesso disponível em youtube.com/PrefUberlandia.
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também