Notícias

Inverno exige cuidados especiais na prática de atividades físicas

Profissional da Futel dá orientações para que as pessoas se exercitem de maneira adequada em suas casas
24 de junho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mesmo neste período de isolamento social, em que as pessoas têm se exercitado em suas casas, a chegada do inverno, que começou no sábado (20), traz algumas mudanças na rotina de quem pratica atividades físicas. Devido às características comuns desta estação, como queda nas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, alguns cuidados são essenciais para manter a saúde em dia.

Segundo o profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson Medeiros, doutorando em Ciências da Saúde, as atividades mais indicadas e acessíveis no momento são aquelas que podem ser realizadas dentro de casa, como o treino funcional.

“No inverno, um cuidado importante é a preparação do corpo para o início da atividade física, através de exercícios específicos de aquecimento e alongamentos. Eles devem começar com intensidade leve para que sejam intensificados progressivamente, a fim de preparar os músculos, articulações e o sistema cardiovascular para o exercício”, ressalta.

A médica Carla Patrícia também faz orientações. “É importante se agasalhar de maneira adequada, para evitar choque término; respeitar os limites do próprio corpo e não se esquecer de se hidratar antes, durante e depois da atividade física, pois este período de frio diminui a percepção de sede”, completa.

Atividades online

Para quem deseja se exercitar em casa, a Futel tem diversas opções de atividades online, ministradas através do Facebook do Parque do Sabiá. De segunda a sexta-feira, são duas opções: às 8h, aulas de ginástica funcional, e às 18h30, de mix dance. Já nas terças e quintas-feiras, às 18h30, a atividade oferecida é o karatê.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também