Com a suspensão das atividades presencias nas escolas municipais devido a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia tem aproveitado esse período para melhorar a estrutura física das unidades. Anunciada no mês passado, uma nova etapa do Programa Escola Bem Arrumada prevê a reforma de sete unidades educacionais localizadas em todas as regiões da cidade.
Oriundo da Quota Municipal de Salário Educação repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o investimento para as reformas ultrapassa R$ 3 milhões e beneficiará diretamente 1.181 estudantes. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelas empresas licitadas Megaforte Engenharia e Construções, Lok Service Tecnologia Eireli e Maurício Zerefino dos Santos Empreiteira.
Na região norte, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do Bairro Nossa Senhora das Graças terá novas instalações de gás, o telhado do refeitório será substituído, as portas estão sendo trocadas e os banheiros dos funcionários será adaptado.
![](https://www.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Prefeitura-executa-reparos-e-reformas-em-sete-escolas-municipais-2-1024x683.jpg)
Na zona leste, duas escolas estão sendo reformadas. Na Emei Maria Terezinha Cunha Silva, no bairro Alvorada, as paredes estão recebendo uma nova pintura e as portas estão sendo trocadas. Já na Emei do Conjunto Alvorada, o antigo piso está sendo removido e os operários trabalham na construção de uma rampa e de um banheiro acessível.
![](https://www.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Prefeitura-executa-reparos-e-reformas-em-sete-escolas-municipais-3-1024x683.jpg)
No bairro Morada da Colina, na zona sul, a empresa está executando a demolição e trocando as portas da Emei Grande Otelo. Na Emei do Bairro Tocantins, setor oeste da cidade, o foco dos trabalhos é na acessibilidade com a adaptação de três banheiros, de uma rampa e o corte da calçada para a instalação de piso tátil. Já no bairro Maravilha, a Emei Francisco Bueno Monteiro os operários fazem demolições, executam parte do gás e colocação de pisos.
![](https://www.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Prefeitura-executa-reparos-e-reformas-em-sete-escolas-municipais-4-1024x684.jpg)
A última escola a ser contemplada é a Emei Professora Edna Aparecida de Oliveira, localizada no bairro Santo Inácio. No local, a pintura das paredes internas foi concluída e o forro começou a ser demolido para substituição do telhado.
Escola Bem Arrumada
O programa Escola Bem Arrumada foi lançado há 15 anos e desde 2017 já foi executado em outras 17 unidades, beneficiando mais de 11,5 mil alunos dos ensinos fundamental e infantil. As revitalizações contemplam também escolas localizadas na zona rural, como a Escola Municipal (E.M.) Professora Maria Regina Arantes Lemes, onde a pintura foi refeita, a cozinha readequada, equipamentos de segurança contra incêndio e pânico foram instalados, além da adequação de banheiros e da parte elétrica.
![](https://www.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Prefeitura-executa-reparos-e-reformas-em-sete-escolas-municipais-5-1024x768.jpg)
As quadras poliesportivas não ficam de fora das revitalizações e o trabalho já foi feito em cinco escolas, são elas: E.M. Professora Maria Leonor de Freitas Barbosa, E.M. do Moreno, E.M. Olhos D´Água, E.M. Carlos Tucci e E.M. Olhos D´Água. Além disso, o programa contempla manutenções rotineiras em todas as unidades da rede municipal ao longo de todo o ano.
![](https://www.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Prefeitura-executa-reparos-e-reformas-em-sete-escolas-municipais-6-1024x338.jpg)