O surgimento de uma nova doença viral, com alta transmissibilidade e que ainda não tem tratamento específico traz um grande desafio para as equipes de saúde. Para que os médicos e enfermeiros ampliem os conhecimentos sobre a Covid-19 e utilizem das melhores maneiras de conduzir os casos, levando em consideração as particularidades de casa paciente, a Prefeitura de Uberlândia tem realizado capacitações virtuais com os médicos e enfermeiros da rede pública.
Os encontros são realizados duas vezes por semana e têm a participação do geriatria e consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na Área de Saúde do Idoso, Edgar Nunes de Moraes.
Durante a capacitação, que acontece há três meses, os profissionais discutem as melhores formas de conduzir os casos mais complexos dos pacientes que estão internados na rede pública, principalmente dos idosos que são o grande grupo de risco da doença e apresentam diferenças de conduta por trazem uma série de questões de saúde que podem agravar o quadro da infecção.
Outra questão que tem sido tratada pelos profissionais e o consultor do Conass durante as reuniões é como oferecer o melhor acolhimento, amenizando a solidão das pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e que precisaram ser internadas. Devido à alta transmissibilidade do coronavírus SARS-CoV-2, os pacientes precisam ficar isolados, inviabilizando a presença do acompanhante.
A iniciativa para a realização da capacitação é da Secretaria Municipal de Saúde a fim de otimizar as condutas médicas, proporcionar um melhor acompanhamento dos pacientes, aliando à experiência dos especialistas, principalmente em saúde do idoso. A capacitação é uma intensificação do trabalho de cuidado ao paciente e que consegue sincronizar todos os níveis de atenção (primária, secundária e terciária), uma vez que o individuo precisará de acompanhamento após a alta.