Notícias

Profissionais de saúde fazem capacitação sobre condução de casos de Covid-19

Debates de casos de pacientes internados e melhores maneiras de tratamento, principalmente para os idosos, acontecem virtualmente toda semana
26 de junho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O surgimento de uma nova doença viral, com alta transmissibilidade e que ainda não tem tratamento específico traz um grande desafio para as equipes de saúde. Para que os médicos e enfermeiros ampliem os conhecimentos sobre a Covid-19 e utilizem das melhores maneiras de conduzir os casos, levando em consideração as particularidades de casa paciente, a Prefeitura de Uberlândia tem realizado capacitações virtuais com os médicos e enfermeiros da rede pública.

Os encontros são realizados duas vezes por semana e têm a participação do geriatria e consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na Área de Saúde do Idoso, Edgar Nunes de Moraes.

Durante a capacitação, que acontece há três meses, os profissionais discutem as melhores formas de conduzir os casos mais complexos dos pacientes que estão internados na rede pública, principalmente dos idosos que são o grande grupo de risco da doença e apresentam diferenças de conduta por trazem uma série de questões de saúde que podem agravar o quadro da infecção.

Outra questão que tem sido tratada pelos profissionais e o consultor do Conass durante as reuniões é como oferecer o melhor acolhimento, amenizando a solidão das pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e que precisaram ser internadas. Devido à alta transmissibilidade do coronavírus SARS-CoV-2, os pacientes precisam ficar isolados, inviabilizando a presença do acompanhante.

A iniciativa para a realização da capacitação é da Secretaria Municipal de Saúde a fim de otimizar as condutas médicas, proporcionar um melhor acompanhamento dos pacientes, aliando à experiência dos especialistas, principalmente em saúde do idoso. A capacitação é uma intensificação do trabalho de cuidado ao paciente e que consegue sincronizar todos os níveis de atenção (primária, secundária e terciária), uma vez que o individuo precisará de acompanhamento após a alta.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também