Notícias

Prefeitura realiza primeira testagem em massa da covid-19

Equipes atuam neste sábado (27) em nove bairros com maior número de casos do novo coronavírus
27 de junho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia vem adotando várias medidas para tentar conter o avanço da covid-19 no município. Neste sábado (27), teve início uma nova ação que é a testagem em massa nos bairros que possuem maior número de casos positivos do novo coronavírus. A proposta é que a iniciativa se estenda posteriormente para os demais bairros.

O objetivo desta ação é identificar como o vírus está circulando nesses bairros e adotar medidas de prevenção contra a disseminação da doença nos respectivos locais. O instrumento utilizado foi o mapa de calor, baseado em levantamento das pessoas testadas positivo. “Isso permite que o próprio município trace o perfil epidemiológico e promova ações de prevenção e controle de disseminação da doença”, explicou a coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Karina de Oliveira.

Ao todo, serão realizados hoje 1.260 testes por 10 equipes em nove bairros: Jardim Brasília, Osvaldo Resende, Jardim Canaã, Luizote de Freitas, Morumbi, Tibery, Santa Mônica, Shopping Park e São Jorge. A partir de um sorteio aleatório de vários quarteirões e ruas, as equipes procuram o morador para ver se ele quer realizar o exame. Se o morador aceitar, o teste é aplicado nos moradores da casa. “Caso dê positivo, a equipe fornece um atestado de sete dias para isolar o indivíduo do convívio com a comunidade, orientar todas as medidas protetivas e quais os sinais de agravamento da doença”, detalhou a coordenadora.

Prefeitura realiza primeira testagem em massa da covid-19 1
 Foto: Cleiton Borges / Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A dona de casa Maria Aparecida Rosa foi uma das moradoras que aceitou fazer o teste. Com o resultado negativo em mãos ela ficou aliviada e reforçou que seguirá as medidas de segurança. “Estou mais tranquila. Quase não saio de casa, mas se preciso ir pra rua uso a máscara. Basicamente tenho resolvido tudo por telefone. Apesar dos cuidados sempre ficamos com medo, mas graças a Deus não peguei e vamos continuar cuidando para que toda essa situação passe logo”, disse.

Os testes são fornecidos pelo Ministério da Saúde e todas as unidades da rede municipal realizam a a testagem. Ela é feita durante a semana em pacientes com sintomas gripais suspeitos da covid-19 e em contatos diretos dos indivíduos que testaram positivo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também