Notícias

Portal da Prefeitura passa a disponibilizar protocolos de consultas e tratamentos em saúde

Publicação sobre normativas implementadas desde 2017 oferecem maior transparência à população que busca pelo atendimento público municipal
1 de julho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Toda a população de Uberlândia já pode acessar de maneira prática e rápida as normas que orientam os profissionais da Rede Municipal de Saúde durante o atendimento médico a pacientes. Na constante busca por tornar as ações do serviço público cada vez mais transparentes, a Prefeitura disponibilizou em seu portal on-line a seção “Protocolos de Consultas e Tratamentos”, localizada na página da Secretaria Municipal de Saúde. (Acesse aqui)

A partir desse novo serviço, usuários da rede podem ter informações detalhadas sobre quais os tipos de procedimentos disponíveis no enfrentamento das principais enfermidades. A ferramenta já foi atualizada com informações a respeito da Covid-19 e, aos poucos, será atualizada até incluir as demais doenças. A iniciativa abrange exames, recomendações, atualizações sobre medicamentos que podem ser utilizados e técnicas desenvolvidas recentemente.

Os protocolos passaram a ser adotados pelo Município no início da atual administração, em 2017, com o objetivo de normatizar e uniformizar as condutas da área de saúde. Esse trabalho se baseia em protocolos internacionais, do Ministério da Saúde e dos conselhos de classe, seguindo práticas da “medicina baseada em evidências”- abordagem na qual se aplicam métodos científicos ao trabalho médico.

Enfrentando a Covid-19

Uma das normativas que o cidadão encontra na seção “Protocolos de Consultas e Tratamentos” é a adotada em Uberlândia nos cuidados com pacientes com suspeita ou infecção confirmada pelo novo coronavírus. Em reunião on-line entre autoridades em saúde do município, realizada na noite desta terça-feira (30), um novo protocolo foi aprovado para uniformizar o atendimento em casos de Covid-19 nas redes pública e privada.

Coordenado por representantes do município, o encontro teve a participação do presidente da Sociedade Médica de Uberlândia, Eduardo Baga, do presidente do conselho de administração da cooperativa de saúde Unimed local, Sávio de Moraes, dos infectologistas Marcelo Simão Ferreira, Marco Túlio Alvarenga Silvestre e José Humberto Caetano Marins e outros médicos que atuam em unidades municipais e particulares.

O novo protocolo de atendimento para Covid-19 apresenta os procedimentos disponíveis desde a fase precoce da doença até os quadros mais grave. Além disso, ele reforça que os fármacos atualmente autorizados para auxiliar nesse tratamento, Hidroxicloroquina e Ivermectina, estão presentes nas farmácias da rede municipal para fornecimento gratuito a pacientes que têm receitas obtidas tanto no atendimento público quanto no privado.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também