No trabalho constante para agilizar cada vez mais a prestação de serviços públicos, a Prefeitura de Uberlândia acaba de implementar uma nova ferramenta digital. É o “E-docs”, um sistema eletrônico sustentável, que dispensa o uso de papel nos procedimentos internos (ofícios, memorandos, dentre outros) entre os diversos setores da administração municipal. Com a novidade, além de reduzir o tempo de trânsito de documentos, o Município ainda economiza recursos e oferece maior segurança nos processos.
Desenvolvido pela Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), o sistema “E-docs” utiliza assinatura digital e QR Code nos documentos. A assinatura digital garante a fé pública do arquivo em qualquer lugar do país e, a partir do QR Code, é possível acompanhar o histórico de cada registro (desde a origem até retornos obtidos). A ferramenta ainda possibilita que o andamento a esses processos seja dado de qualquer parte, mesmo que o usuário esteja fora do Centro Administrativo.
De acordo com Prodaub, cerca de 10 mil documentos já nasceram eletrônicos dentro da Prefeitura desde que o recurso entrou em operação, em meados de junho. A expectativa é que em breve o serviço seja também habilitado para contratos.
O “E-docs” chega para somar às dezenas de ferramentas eletrônicas disponibilizadas pelo Município desde 2017. Seja por meio do Portal da Prefeitura de Uberlândia, seja com o auxílio de aplicativos desenvolvidos pela gestão municipal, a população pode ter acesso a vários serviços públicos sem sair de casa. O número de opções já passa de 100, abrangendo as áreas da saúde, saneamento básico, defesa do consumidor, planejamento urbano, finanças, entre outros.