Notícias

Prefeitura implementa sistema eletrônico para redução do consumo de papel

Chamado de ‘E-docs’, recurso sustentável possibilita economia, agilidade e segurança nos processos internos da administração municipal
21 de julho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No trabalho constante para agilizar cada vez mais a prestação de serviços públicos, a Prefeitura de Uberlândia acaba de implementar uma nova ferramenta digital. É o “E-docs”, um sistema eletrônico sustentável, que dispensa o uso de papel nos procedimentos internos (ofícios, memorandos, dentre outros) entre os diversos setores da administração municipal. Com a novidade, além de reduzir o tempo de trânsito de documentos, o Município ainda economiza recursos e oferece maior segurança nos processos.

Desenvolvido pela Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), o sistema “E-docs” utiliza assinatura digital e QR Code nos documentos. A assinatura digital garante a fé pública do arquivo em qualquer lugar do país e, a partir do QR Code, é possível acompanhar o histórico de cada registro (desde a origem até retornos obtidos). A ferramenta ainda possibilita que o andamento a esses processos seja dado de qualquer parte, mesmo que o usuário esteja fora do Centro Administrativo.

De acordo com Prodaub, cerca de 10 mil documentos já nasceram eletrônicos dentro da Prefeitura desde que o recurso entrou em operação, em meados de junho. A expectativa é que em breve o serviço seja também habilitado para contratos.

O “E-docs” chega para somar às dezenas de ferramentas eletrônicas disponibilizadas pelo Município desde 2017. Seja por meio do Portal da Prefeitura de Uberlândia, seja com o auxílio de aplicativos desenvolvidos pela gestão municipal, a população pode ter acesso a vários serviços públicos sem sair de casa. O número de opções já passa de 100, abrangendo as áreas da saúde, saneamento básico, defesa do consumidor, planejamento urbano, finanças, entre outros.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também