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Dmae realiza mais de 60 mil atendimentos nos últimos três meses

Recursos digitais, como a criação de e-mails específicos por serviço, deram maior celeridade aos atendimentos
24 de julho de 2020
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Com as restrições no atendimento ao público, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) intensificou os serviços digitais para dar maior rapidez e comodidade à população. Nos últimos três meses, foram realizados 10.122 atendimentos por meio de canais criados especificamente com o surgimento da pandemia. Entre eles, se destacam os pedidos recebidos por e-mails, como pedidos de 2° via da fatura (água e coleta de lixo), vistoria de vazamentos internos e novas ligações de água.

Solicitações, que antes eram realizadas apenas presencialmente na Plataforma do Dmae, começaram a ser feitas por e-mail. No total são dez diferentes tipos de serviços disponibilizados, como nova ligação de água/esgoto, parcelamento de dívidas, suspensão e supressão de água, pedidos de aferição do hidrômetro e troca de ramal.

As vistorias em empreendimentos também não pararam neste tempo. Cerca de 190 vistorias para retirada do Habite-se foram realizadas mensalmente e outros 350 projetos hidrossanitários aprovados/mês. Com a implantação do “Hidrossanitário Num Clique” a análise, a aprovação e o acompanhamento do projeto (água, esgoto, pluvial) é totalmente online trazendo agilidade e facilidade, uma vez que o requerente não precisa mais se dirigir à autarquia.

Outros canais

É possível solicitar serviços pelo Zap da Prefeitura (99774 0616), pelo Fone Fácil 115 e pelas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). Estas alternativas são importantes não apenas neste momento em que as autoridades de saúde recomendam evitar aglomerações, mas visam dar agilidade na resolução de problemas. Entre março e julho, o Fone Fácil recebeu cerca de 19 mil ligações por mês.

Zap (9 9774-0616)

– 2º via de contas

– 2º via carnê da coleta de lixo

– Certidão de quitação de débito

– Histórico de consumo

– Notificar vazamento na rua/calçada

Fone Fácil 115

– Tirar dúvidas e solicitar esclarecimentos sobre seu hidrômetro, leitura mensal, valor da conta, taxa de lixo, cálculos, relatar problemas e informar vazamentos

– Solicitar religação de água

– Informar vazamentos na calçada/rua

– Refluxo de esgoto rua/residência

– Vistorias internas

E-mails

dmae.atendimento@uberlandia.mg.gov.br

vistoria.dmae@uberlandia.mg.gov.br

ligacaonova.dmae@uberlandia.mg.gov.br

nucleodecobranca@uberlandia.mg.gov.br

Redes Sociais

Facebook, Instagran, Twitter – @dmaeuberlandia

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