Notícias

Prefeitura de Uberlândia realiza vacinação nos profissionais das feiras livres

Ação começa neste fim de semana, com imunização nas feiras do Santa Mônica e da avenida Monsenhor Eduardo
31 de julho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Dando sequência à iniciativa de vacinação na Central Estadual de Abastecimento (Ceasa), a Prefeitura de Uberlândia  começa, a partir deste final de semana, a imunização contra a influenza (gripes H1N1 e H3N2) e o sarampo nas feiras livres da cidade. A ação é uma espécie de varredura para certificar que os profissionais, que em muitos dos casos estão o dia todo no campo, estão com a vacinação em dia.

No sábado (1º), das 7h às 13h30, as equipes da Secretaria de Saúde percorrerão as 92 barracas da feira do bairro Santa Mônica, que fica na Avenida Ortízio Borges. No domingo (2), no mesmo horário, os profissionais estarão na feira da Avenida Monsenhor Eduardo, que contempla 111 barracas. Para a imunização nas demais feiras da cidade, as unidades de saúde de cada setor ficarão responsável por agendar a ação.

Podem-se vacinar contra influenza os feirantes em qualquer idade. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, que protege contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Para o sarampo, a faixa etária permitida é de 20 a 49 anos.  As duas doenças são infecções virais altamente contagiosas e graves. São transmitidas por secreções como as gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. A forma mais eficaz de prevenção é a imunização.

A Prefeitura de Uberlândia reforça que vacinação da gripe não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova. A proteção é eficaz apenas para o vírus da gripe (Influenza), que tem também as suas gravidades.  Se não for tratada a tempo, pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também