Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia percorreram as barracas da feira do livre do bairro Santa Mônica na manhã deste sábado (1º) com o objetivo de vacinar os profissionais desse segmento contra a influenza (gripes H1N1, H3N2 e influenza b), sarampo, rubéola e caxumba. O espaço, localizado na Avenida Ortízio Borges, abriga 92 barracas.
“A atividade de hoje faz parte de uma ação que iniciamos nesta semana com os trabalhadores da Central Estadual de Abastecimentos (Ceasa) e seus familiares. Queremos nos certificar que está em dia a imunização desses trabalhadores, que, muitas vezes, passam o dia todo no campo”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização do Município, Claubia Oliveira.
No domingo (2), o trabalho de imunização segue para a feira da Avenida Monsenhor Eduardo, que contempla 111 barracas. Durante a próxima semana, o trabalho será realizado em outras 10 principais feiras da cidade.
O feirante José Roberval da Silva, 51 anos, tomou a vacina que protege contra três tipos de gripe. “Acho muito importante estar protegido. É muito legal esse trabalho da prefeitura”, disse.

Podem vacinar contra influenza os feirantes em qualquer idade. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, que protege contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Para tomar a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba), a faixa etária permitida é de 20 a 49 anos. As duas doenças são infecções virais altamente contagiosas e graves. São transmitidas por secreções como as gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. A forma mais eficaz de prevenção é a imunização.
A Prefeitura de Uberlândia reforça que vacinação da gripe não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova. A proteção é eficaz apenas contra o vírus da gripe (Influenza), que provoca uma infecção que pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como idosos e grávidas.