Notícias

Prefeitura intensifica roçagem com foco na prevenção de queimadas

Ação mapeou pontos críticos e já removeu mais de 200 toneladas de massa verde nos últimos dias
17 de agosto de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin


O tempo seco e altas temperaturas são alguns dos fatores que justificam o aumento na quantidade de queimadas. Para minimizar os impactos causados ao meio ambiente e à saúde da população, a Prefeitura tem reforçado as ações de prevenção e conscientização. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMMASU) listou mais de 20 áreas verdes, especialmente parques lineares, onde está intensificando o serviço de roçagem.

Outro trabalho importante é o recolhimento de massa verde. De janeiro até meados de agosto, já foram retiradas mais de 16 mil toneladas do material orgânico em diversos pontos da cidade, sendo cerca de 200 toneladas somente em pontos onde o fogo propaga com mais facilidade pela vegetação. O serviço é complementado com a remoção de árvores de árvores secas, após análise técnica feita pelo Horto Municipal.

Com o auxílio de máquinas, a mão de obra já percorreu cerca de dez pontos nos últimos dias, entre eles o parque linear situado entre as ruas Carioca e Vinhedos e as margens do Rio Uberabinha, ao lado do Jaraguá. O serviço segue intensificado durante o período de estiagem.

Ações amplas

Os esforços da Prefeitura em minimizar os incêndios em vegetação também abrangem trabalhos de educação ambiental, tais como blitz. Além disso, os atendimentos do Corpo de Bombeiros às queimadas geram um Registro de Eventos de Defesa Social (REDS), que é encaminhado periodicamente para a SMMASU verificar se o incêndio é recorrente. A análise considera também a origem, e no caso de incêndio intencional, é aplicada multa administrativa no proprietário da área.

Danos ambientais

Além dos prejuízos ambientais para a fauna e flora, os incêndios comprometem os recursos hídricos, degradam a qualidade do ar e alteram as características biológicas, físicas e químicas do solo. Em caso de queimadas ou flagrantes, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros: 193.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também