Notícias

Prefeitura de Uberlândia assina acordo para administrar o Sine

Nova unidade de apoio aos trabalhadores funcionará em ampla estrutura municipal no bairro Lagoinha
18 de agosto de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura viabilizou mais uma iniciativa em benefício aos trabalhadores de Uberlândia. Isso porque o prefeito Odelmo Leão assinou um acordo de cooperação com o Governo de Minas Gerais para assumir a administração da unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A partir de agora, o serviço acontecerá em uma ampla estrutura municipal criada especialmente para o atendimento, no complexo do Centro Profissionalizante do bairro Lagoinha, na rua São Francisco de Assis, nº 1.070.

 A estrutura funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com início previsto para a próxima segunda-feira (24). A estimativa inicial é de que sejam prestados 250 atendimentos por dia, o que significa aproximadamente 5 mil pessoas beneficiadas por mês.

Caberá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) a disponibilização de equipamentos, a infraestrutura, a contratação e a condução da mão de obra, bem como todos os demais aspectos para o correto funcionamento do serviço. A estrutura está em fase final de adequação e a equipe de 12 servidores já está contratada.

Atuação em benefício do trabalhador

O equipamento prestará orientação profissional e intermediação da mão de obra, visando inserir ou recolocar o trabalhador no mercado de trabalho de maneira ágil e minimizando eventuais impactos sociais causados pelo desemprego. Buscará também melhorar o acesso do empregador aos trabalhadores, facilitando a seleção de seus futuros colaboradores.

Outro segmento de atuação envolve as requisições de seguro desemprego e Carteira de Trabalho. Quem estiver sem emprego e buscar atendimento preencherá um cadastro no qual apresentará sua qualificação profissional e experiência. Em um sistema integrado, os servidores municipais farão pesquisas diárias em busca de uma vaga compatível para cada perfil.

Por fim, outra importante atuação envolverá o encaminhamento de profissionais à ampla rede de capacitação, incluindo os cursos oferecidos pela Prefeitura nos cinco Centros Profissionalizantes e na Estação da Juventude. Com isso, serão aprimoradas as habilidades dos candidatos e, consequentemente, aumentarão as suas chances de conseguir um vínculo empregatício.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também