Notícias

Ministério da Saúde visita unidades de saúde referência na atenção primária em Uberlândia

Comitiva conheceu estrutura física e processos de acolhimento adotados nas unidades; representantes também participaram de encontro com o prefeito Odelmo Leão
9 de setembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escolhida para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta quarta-feira (9), a visita de membros do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Na oportunidade, eles conheceram mais sobre a excelência nos processos adotados na Atenção Primária e que motivaram a cidade a ser reconhecida como referência no serviço para outros municípios.  Também participaram de um encontro com o prefeito Odelmo Leão para saber das ações da gestão na Saúde.

As atividades começaram com uma reunião no Centro Administrativo Municipal para a apresentação da Planificação da Saúde realizada em Uberlândia, que hoje é referência para outras cidades ao ser consagrada como um Centro Colaborador do Conass.

O relato sobre como foi a implantação dos métodos para a organização dos processos de saúde, visando a melhor satisfação dos usuários na rede pública, foi apresentado ao subsecretário Executivo do Ministério da Saúde, Cel. Jorge Kormann, o secretário da Atenção Primária à Saúde, Dr. Raphael C. Medeiros Parente, a secretária (substituta) de Atenção Primária à Saúde, Daniela de Carvalho Ribeiro, além de outros membros do Ministério da Saúde e do Conass. Após esta reunião, toda a comitiva teve um encontro com o prefeito Odelmo Leão.

Para o coordenador-técnico do Conass, Fernando Cupertino, o balanço dos processos implementados em Uberlândia é positivo. “A cidade tem histórico exemplar no trabalho com a saúde. Por isso, é referência para outras cidades que queiram conhecer todas as transformações que aconteceram”.

Visita às unidades

Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A primeira visita aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Santa Luiza, que foi a primeira unidade-laboratório a colocar em prática todos os métodos da Planificação. Dentre eles estão: cadastramento de todos os usuários da área de referência, estratificação de risco dos doentes crônicas bem como o acompanhando médico multidisciplinar e implantação do atendimento por bloco de horas.

Depois, os membros do Ministério da Saúde e do Conass foram para a UBSF Novo Umuarama, onde o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, apresentou o padrão de estrutura física das novas unidades do município.

Para a secretária substituta de Atenção Primária à Saúde, Daniela de Carvalho Ribeiro, o trabalho desenvolvido na cidade fortalece o atendimento e mostra o comprometimento da Prefeitura com a população. “Quando a atenção primária é organizada, contribui para ampliar o vínculo com a comunidade e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou.

A coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Karina Kelly de Oliveira, a reorganização das unidades começou em 2017 a fim de trazer para a comunidade assistida o melhor atendimento.

“Fizemos uma reestruturação para conhecer nossa população e identificar a sua necessidade. Dessa forma, oferecemos um plano de cuidado individual e mais humanizado. Receber a visita do Ministério da Saúde é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela atual administração municipal”.

Nesta quinta-feira (11), a comitiva dará sequência às visitações, que acontecerão na UBSF São Jorge II e III, na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge e no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também