Com o objetivo de orientar comerciantes e coibir a prática de preços abusivos, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia realiza, nesta quarta-feira (9), uma reunião pública com representantes de supermercados e atacarejos. Devido a pandemia do novo coronavírus, o encontro será realizado, à noite, por meio de videoconferência.
Desde o mês de abril, o Procon de Uberlândia investiga possíveis prática de preços abusivos nos produtos alimentícios. Contudo, nós últimos dias, consumidores estão acionando o órgão para reclamar do aumento de preços em mercadorias que compõem a cesta básica de alimentos.
A superintendência municipal informa que a manutenção de margens de lucros habituais em momentos de dificuldade social advinda de uma pandemia pode caracterizar abuso de preço podendo, inclusive, também configurar crime contra a economia popular.
A reunião pública acontece hoje (9), às 18h, por videoconferência por meio da da plataforma ZOOM. Os representantes dos estabelecimentos e interessados em participar devem mandar email para glauciacoelho@uberlandia.mg.gov.br até as 17h, informando seu nome, empresa representada e o número de celular (whatsapp), por onde será enviado número do ID para a respectiva participação.